Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Metanol: dois casos suspeitos de intoxicação são investigados no Rio

Secretaria de Estado de Saúde aguarda os resultados das análises laboratoriais para confirmar ou descartar as hipóteses

Por Da Redação
6 out 2025, 11h42
Casos suspeitos: duas notificações de intoxicação por metanol são investigadas em Niterói e São Pedro da Aldeia
Bebidas adulteradas: intoxicação por metanol é grave e pode causar cegueira irreversível e até levar à morte (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Dois suspeitos de intoxicação por metanol — um de Niterói e outro na Região dos Lagos, em São Pedro da Aldeia — estão em investigação no Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Os casos aguardam os resultados das análises laboratoriais para confirmar ou descartar a hipótese. A SES-RJ informou ainda que está acompanhando ambos os casos e que todas as medidas de vigilância sanitária foram adotadas. 

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

+ Festival do Rio: cinema toma conta da cidade

O metanol é um álcool industrial usado em solventes e produtos químicos, que ataca o fígado se for ingerido. No órgão, ele é metabolizado e transformado em outras substâncias tóxicas que podem comprometer medula, cérebro e nervo óptico — e pode levar à cegueira, coma, insuficiência pulmonar e renal e até óbito.

Sintomas como fortes dores abdominais, náuseas, vômito, confusão mental e visão turva podem ser identificados entre 12 a 24 horas após o consumo. 

Continua após a publicidade

No Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram registradas 225 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. No total, dezesseis casos foram confirmados e os outros 209 seguem em investigação. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Dos 225, foram registradas quinze mortes — treze estão sendo investigadas. O estado de São Paulo concentra o maior número de suspeitas: quatorze foram confirmadas, enquanto 178 estão em análise. Neste momento, a recomendação da SES-RJ é que a população evite o consumo de bebidas alcóolicas de procedência desconhecida ou duvidosa. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês