Maratona do Rio altera a maioria dos percursos; entenda as mudanças
Vias mais largas vão oferecer mais conforto aos corredores e fluidez à prova
A Maratona do Rio 2024, prova com 45 mil participantes inscritos, alterou o percurso de três das quatro distâncias programadas. O percurso teve melhorias nos primeiros 15 quilômetros na parte do Centro do Rio. A passagem dentro do 1º Distrito Naval, uma área histórica da cidade, voltou a ser incluída. Já o trecho da Via Binário do Porto, que ia até a entrada do Túnel Rio 450 Anos, foi retirado.
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Na Avenida Venezuela, a CET RIO vai proporcionar mais espaço aos corredores e, após a Rua Barão de Tefé, dará a via toda aos participantes, assim como na Avenida Rio Branco. Como novidade, haverá um trecho ida e volta na pista lateral da Avenida Presidente Vargas, até a Avenida Passos, passando em frente à Igreja da Candelária.
Haverá também vias mais largas que vão oferecer mais conforto aos corredores e fluidez à prova, como a Avenida Almirante Barroso, a Rua Graça Aranha, a Avenida Franklin Roosevelt e a Avenida Antônio Carlos. Foram retiradas a Av. Churchill, que era de calçamento, e a Avenida Alfredo Agache, no trecho que ia até a entrada do Túnel Marcelo Alencar.
O novo traçado no Centro é em grande parte o mesmo da Maratona Olímpica em 2016, que também teve o Aterro do Flamengo. Após o Km 15, a maratona permaneceu igual ao percurso de 2023, exceto a chegada, que ficou cerca de 75 metros à frente.
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Já a Meia Maratona teve a sua largada deslocada da esquina com a Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, para o Jardim de Alah, para comportar e dar mais conforto ao grande número de inscritos. Outra alteração aconteceu na Enseada de Botafogo, com o retorno agora sendo em frente ao Clube Guanabara.