Mancha escura no mar da Barra da Tijuca intriga frequentadores

Concessionária Iguá, que cuida da despoluição de lagoas na Zona Oeste, diz que fenômeno não tem relação com esgoto

Por Da Redação
Atualizado em 15 Maio 2025, 11h09 - Publicado em 15 Maio 2025, 11h00
mancha-praia-barra
Mancha escura no mar da Barra: Inea está analisando amostras (Reprodução/TV Globo)
Continua após publicidade

Quem passou pela Praia da Barra – mais especificamente pelo Quebra-Mar – nesta quarta (14) notou uma imensa mancha escura no mar.

Imagens aéreas feitas pela TV Globo mostraram que a água ficou com uma coloração marrom esverdeada, que parecia sair do Canal da Joatinga.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) coletaram amostras da água na tarde desta quarta (14) e o resultado da análise deve ser divulgado até esta sexta (16).

No entanto, em uma análise preliminar, técnicos do órgão disseram que o fenômeno é provocado pela variação da maré e, geralmente, não prejudica a qualidade da água do mar e tampouco traz riscos à saúde dos banhistas.

Continua após a publicidade

+ Em visita ao Rio, Pepe Mujica comeu feijoada e tomou cerveja

Compartilhe essa matéria via:

Em nota, a concessionária Iguá, responsável pela dragagem das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, afirmou que a mancha não tem relação com a operação da rede coletora de esgoto e que se trata de um fenômeno natural.

Continua após a publicidade

“A mancha está relacionada à combinação de fatores meteorológicos, como a ocorrência de ressaca e a maré de sizígia, já registrados em ocasiões anteriores. A concessionária também reforça que o projeto de dragagem do Complexo Lagunar tem como objetivo contribuir para revitalização das lagoas, que sofrem há décadas com a poluição. Ao longo de sua execução, já foi identificada a melhora da troca hídrica no sistema lagunar, o que contribui para aumentar a oxigenação e qualidade da água”, apontou a Iguá.

Maré de Sizígia acontece quando o sol e a lua estão alinhados com a Terra – época de luas Cheia e Nova, com maré mais alta do que o normal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.