Continua após publicidade

Mais de 60 baleias-jubarte passaram pelo Rio nos últimos dois meses

Pesquisadores do Projeto Ilhas do Rio monitoram o corredor migratório da espécie, vista nesta região principalmente nos meses de junho e julho

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 ago 2022, 13h31 - Publicado em 15 ago 2022, 12h59
Foto mostra mãe e filhote de baleia
Mamãe baleia e filhote: animais foram vistos por pesquisadoras no mar da região das Ilhas Cagarras (Bia Hetzel/Divulgação)
Continua após publicidade

Nos últimos dois meses, mais de sessenta baleias-jubarte foram vistas no litoral do Rio de Janeiro. Os animais geralmente passam por essa região entre os meses de junho e agosto, quando migram da Antártica e vão em direção a Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzirem.

+ É do Brasil: equipes de canoa havaiana do Rio faturam medalhas no mundial

O corredor migratório da espécie é estudado pelo Projeto Ilhas do Rio, conduzido pelo Instituto Mar Adentro, que pelo segundo ano consecutivo realiza expedições para observar o comportamento dos animais.

E o número de baleias avistadas na costa fluminense tem aumentado a cada ano, segundo Liliane Lodi, coordenadora de pesquisa dos cetáceos. “É uma tendência, porque a população de baleias-jubarte em todo o hemisfério sul está crescendo. Isso tem sido observado no Brasil e na Austrália, com o fim da caça comercial”, explicou a pesquisadora à Agência Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Em uma das saídas de campo realizadas pelo projeto no início de agosto, no entorno das Ilhas Cagarras, as pesquisadoras Liliane Lodi e Bia Hetzel conseguiram também um registro inédito nas águas cariocas: um bebê de baleia-jubarte nadando ao lado da mãe.

O recém-nascido de pelo menos quatro metros foi batizado de Heloísa, em homenagem à Garota de Ipanema. Para Lodi, o nascimento do filhote é um bom indicativo de que o Rio possa virar uma área de reprodução de baleias-jubarte futuramente.

+ Rio é escolhido para sediar a volta do UFC ao Brasil: veja data das lutas

Continua após a publicidade

Pesquisadores também avistaram em outras expedições grupos de até sete animais passando pelo litoral carioca, em 28 vezes. Somente em uma delas, um grupo de sete baleias-jubarte foi visto nadando e interagindo pacificamente com trinta golfinhos-fliper. Em 2021, uma cena semelhante também foi presenciada, quando 400 golfinhos foram vistos junto às baleias.

Dezoito indivíduos foram identificados este ano individualmente por meio de marcas naturais. Para cada jubarte, o padrão de coloração branco e preto da região inferior da nadadeira caudal é único e funciona como uma impressão digital, possibilitando que os pesquisadores tracem o histórico de vida delas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A meta do projeto é continuar monitorando os animais nos próximos anos. “Vai ter continuidade no monitoramento do corredor, em 2023, porque são pesquisas de muito longo prazo. A gente precisa de muitos anos para ter resultados, para ver se o número tem aumentado, se elas continuam passando pela área ou não”, disse Lidiane Lodi.

Por meio de saídas das campo, o projeto monitora os padrões de ocorrência, distribuição, comportamento e movimentos dos cetáceos. Em dez anos, o grupo já registrou a ocorrência de seis espécies no litoral carioca: baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), baleia-de-bryde (Balaenoptera brydei), baleia-franca-austral (Eubalaena australis), orca (Orcinus orca), golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis) e golfinho-fliper (Tursiops truncatus).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.