Vem mais chuva: Inmet alerta para nova frente fria no Rio na sexta (19)
Formação de um ciclone no Rio Grande do Sul vai mexer com o tempo no Sudeste e provocará a aproximação do fenômeno climático, com temporais
A forte chuva que caiu este final de semana voltará ao Rio na próxima sexta (19), segundo Andrea Ramos, meteorologista Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em entrevista à Folha de São Paulo. Causada pela combinação de três fatores – calor e umidade, a passagem de uma frente fria pelo alto-mar e uma área de baixa pressão – a tempestade provocou mortes, alagamentos e impactos no sistema de transporte e de energia elétrica.
+ Temporal do fim de semana afeta abastecimento de água no Rio
O Inmet havia emitido um alerta de “grande perigo” referente à quantidade de chuvas em trechos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. “Neste final de semana formou-se um centro de baixa pressão no litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. Na sexta (12) já tinha provocado aquela quantidade de chuva registrada em nossas estações, principalmente em São Paulo. E no sábado seguiu praticamente assim: durante o dia ficou com muita nebulosidade, as temperaturas altas e, a partir daí, ocasionou justamente o conjunto desse centro de baixa pressão com cavados [áreas de instabilidade] aumentando a umidade e, em função justamente do calor, proporcionou as chuvas com volumes bastante significativos”, explicou Andrea Ramos.
Segundo a meteorologista, o centro de baixa pressão não se dissipa rapidamente. Ele mantém e alimenta as instabilidades e as chuvas, que vieram em forma de pancadas, com trovoadas, rajadas e em volumes significativos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Rio de Janeiro deverá ter chuvas isoladas até esta segunda (15), com temperatura na casa dos 30ºC. Na terça (16), poderá chegar a 33ºC ou 34ºC, e na quarta (17), 36ºC, com pouca condição de chuva, uma situação que permanecerá até quinta (18). Já na sexta (19), a formação de um ciclone no Rio Grande do Sul vai mexer com o tempo também no Sudeste e provocará a aproximação de uma frente fria com chuva forte no Rio de Janeiro e em São Paulo. “No Rio, será muito parecido com o que ocorreu neste final de semana”, alerta Andrea Ramos. Por causa da chuva, o calor deverá dar uma trégua, com temperaturas abaixo dos 30ºC. A chuva será em forma de pancadas com trovoadas, rajadas de vento e a possibilidade de queda de granizo.