Continua após publicidade

Temporal do fim de semana afeta abastecimento de água no Rio

Sistemas que abastecem a capital e Baixada Fluminense tiveram suas operações reduzidas. Clientes são recomendados a fazer o uso consciente da água

Por Redação
Atualizado em 15 jan 2024, 13h04 - Publicado em 15 jan 2024, 13h02
sistema-guandu-cedae
Guandu: sistema teve sua operação reduzida a 19% (./Divulgação)
Continua após publicidade

O temporal que deixou partes do Rio debaixo d’água no fim de semana afetou o abastecimento de água no estado. De acordo com a Cedae, segue reduzida nesta segunda (15) a operação dos sistemas Guandu e Acari, principais produtores de água tratada na capital e Baixada Fluminense. A consequência impacta diretamente a distribuição feita pela Águas do Rio nessas regiões. É recomendado que a população faça o uso consciente da água nesta segunda (15), adiando atividades de alto consumo e reservando para uso prioritário.

+ O funcionamento do metrô e dos trens no Rio após temporal inundar trilhos

“A empresa esclarece que o fornecimento será normalizado, de forma gradativa, após o restabelecimento integral da produção de água nos principais Sistemas Guandu e Acari, operados pela Cedae”, informou a Águas do Rio, em comunicado. No domingo (14), a Cedae precisou reduzir severamente a produção no sistema Guandu para 19% da sua capacidade, após observar alterações na qualidade da água bruta que é captada no Rio Guandu e tratada na estação de Nova Iguaçu. Nesta segunda (15), a estação opera com 54%.

Em decorrência das chuvas, o sistema Acari, que abastece parte da Baixada Fluminense, teve sua operação paralisada no sábado (13). Segundo a Cedae, a medida foi tomada para controlar a qualidade da água captada nas represas de São Pedro, Rio d’Ouro, Tinguá, Xerém e Mantiqueira, localizadas na Serra do Tinguá. Com a melhoria da qualidade em algumas delas no domingo (14), parte da operação foi retomada. Os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti foram alguns dos afetados.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Já a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Japeri, também na Baixada, foi parcialmente paralisada na noite do último sábado (13) e totalmente suspensa na tarde deste domingo (14) devido às chuvas. O abastecimento, portanto, está suspenso em todo o município.

Ainda na Baixada Fluminense, em razão das chuvas, a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, sob gestão da Cedae, foi parcialmente paralisada na noite do último sábado (13/01) e totalmente interrompida na tarde deste domingo (14/01). Em função disso, o abastecimento em todo o município está suspenso.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na capital fluminense, as regiões afetadas são: Centro, zonas Norte e Sul. A Águas do Rio disponibiliza o telefone 0800 195 0 195 para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.