Continua após publicidade

Mais de 430 blocos de rua já confirmaram desfiles no Carnaval 2023

Lista preliminar foi divulgada pela Riotur nesta segunda (9). Megablocos como Bola Preta, Fervo da Lud e Bloco da Anitta voltam ao Centro da cidade

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jan 2023, 13h41

Após dois anos com a folia nas ruas suspensa, devido à pandemia da Covid-19, os cortejos estão oficialmente de volta para celebrar o Carnaval de 2023. A Riotur divulgou nesta segunda (9) uma lista premininar com os nomes de 433 blocos confirmados na cidade.

+ Zona Sul terá redução no número de blocos no Carnaval 2023

Entre eles, estão os megablocos Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anita, Monobloco, Chora me Liga e Carrossel de Emoções, que voltam a ocupar o Centro da cidade. Segundo os organizadores da grande festa, pequenas alterações deverão ser implantadas no trajeto dos blocos pela Avenida Presidente Antônio Carlos, a fim de facilitar a logística no momento de dispersão do público.

A prefeitura recebeu 613 solicitações de blocos até o momento. Em 2020, foram 754 pedidos e 427 receberam aval para desfilar. Na Zona Sul, o número de blocos este ano será menor: em 2023 serão 94, enquanto 110 desfilaram em 2020. Mas a expectativa do público total é grande: cerca de cinco milhões de foliões deverão ocupar ruas por todo o Rio durante o período. A abertura oficial do Carnaval será no dia 20 de janeiro, uma sexta, que já contará com alguns blocos na rua.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Infraestrutura do Carnaval 2023

Neste ano, os mais de 400 blocos já autorizados também não terão custos com equipamentos, montagem, instalação e toda infraestrutura necessária para a festa. O acordo firmado entre a Riotur e a Dream Factory, responsável pela produção do evento, garante que as agremiações não precisarão arcar com grades de proteção, banheiros químicos, ambulâncias, postos médicos e atendimento de profissionais de saúde.

Continua após a publicidade

Ao todo, serão disponibilizados oito postos de saúde, com operação pela Secretaria Municipal de Saúde, e 220 ambulâncias. As ruas também contarão com 34 000 banheiros químicos para os foliões, sendo 10% destinados a pessoas com deficiência (PCDs).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O número de operadores de trânsito dobrará em comparação ao último Carnaval. Enquanto em 2020 foram 1 500, neste ano serão 3 250 agentes. Para ajudar na limpeza das ruas, 1 000 contentores de 240 litros serão disponibilizados pela Comlurb. Dez mil vendedores autônomos cadastrados e treinados pela Riotur poderão atuar nos blocos neste período.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.