Laranjeiras é o bairro com maior alta de roubo a pedestres na cidade
Mobilização do poder público em lugares como Copacabana faz com que os criminosos migrem para outros menos policiados, segundo levantamento Mapa do Crime

Endereço do Palácio Guanabara, Laranjeiras é o bairro da capital fluminense com maior aumento dos roubos a pedestres, como mostram os dados do levantamento Mapa do Crime, realizado pelo jornal O Globo. De 2023 para 2024 houve um crescimento de 182%, com 141 casos no ano passado.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Ranking: os bairros com mais registros de roubo de celular no Rio
No ranking, há um total de cinco bairros da Zona Sul, incluindo também Botafogo, Lagoa, Urca e Flamengo — todos situados em um raio de apenas três quilômetros.
Segundo a reportagem, especialistas explicam que uma das razões para a explosão de casos são as mudanças no policiamento e as vias que servem de rota de fuga para os ladrões. A mobilização do poder público em lugares como Copacabana, por exemplo, faz com que os criminosos migrem para outros menos policiados.
Uma das modalidades de roubo mais temidas é a abordagem de pedestres por adolescentes que agem em bandos. Outro método frequentemente mencionado pelos moradores é a de criminosos em motos, disfarçados de entregadores com mochilas térmicas de aplicativos.