Pode confiar? Justiça determina reabertura da ciclovia Tim Maia

O trecho entre São Conrado e o Leblon estava interditado desde 2019, quando uma ressaca causou desabamento de parte da via

Por Da Redação
27 fev 2025, 16h46
Ciclovia Niemeyer:
CicloviaTim Maia: primeiro acidente aconteceu três meses após inauguração, em 2016 (Felipe Fittipaldi/Veja Rio)
Continua após publicidade

Inaugurada com pompa em janeiro de 2016, a Ciclovia Tim Maia, que liga a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, ao Leblon, na Zona Sul, foi finalmente reaberta nesta quinta (27), após uma decisão judicial.

Nestes nove anos, a via passou por várias interdições por conta de desabamentos. O principal deles aconteceu em abril de 2016, três meses depois da inauguração, após parte da pista suspensa sobre a rocha costeira desabar ao ser atingida por uma onda.

+ Pista de BMX do Parque de Deodoro é reformada e aberta ao público

A queda de um trecho de 26 metros matou Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, e Ronaldo Severino da Silva, de 60 anos, que passavam pelo local naquele momento.

+ Os bailinhos de Carnaval para animar a molecada

Continua após a publicidade

Depois do primeiro desabamento, a prefeitura fechou o trecho do Vidigal a São Conrado, mas, semanas depois, a Justiça mandou interditar também o percurso Leblon-Vidigal.

Em setembro de 2016, a Prefeitura do Rio inaugurou o segundo trecho, de 3,1 quilômetros, entre São Conrado e a Barra da Tijuca, enquanto o primeiro trecho continuava interditado.

Em fevereiro de 2018, a ciclovia teve seu segundo desabamento: cerca de 30 metros do segundo trecho, na saída de São Conrado, cederam durante um temporal. Sob a gestão de Marcelo Crivella, a prefeitura explicou que uma galeria que passava sob a via se rompeu e encharcou o solo, provocando o afundamento. Após o incidente, a Justiça interditou completamente a ciclovia a pedido do Ministério Público.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Em janeiro de 2019, um perito designado pela Justiça avaliou que a ciclovia poderia ser reaberta mas, no início de fevereiro daquele ano, um deslizamento de terra derrubou outra parte da via, na Avenida Niemeyer, na altura de São Conrado.

O trecho da ciclovia entre São Conrado e o Leblon estava interditado desde então.

Continua após a publicidade

Para garantir a segurança dos usuários, um protocolo foi estabelecido, determinando que a ciclovia seja interditada temporariamente sempre que houver previsão de ressaca e ondas fortes.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.