Jardim Botânico celebra o início da primavera
Nesta terça (23) espaço promove atividades que convidam o público a cuidar da natureza
A primavera começa nesta terça (23) e, para celebrar a chegada da nova estação e o Dia da Árvore, comemorado no último domingo (21), o Jardim Botânico promove uma programação especial, em que os visitantes terão a oportunidade de plantar mudas e participar de atividades de preservação da natureza, em ações de cuidado com a as árvores e as plantas em geral.
Serão promovidos quatro plantios, sorteados entre os participantes da Trilha das Plantas Ameaçadas – um passeio guiado que apresenta aos visitantes dezessete espécies da Flora Brasileira ameaçadas de extinção e que fazem parte da coleção do Jardim. A Trilha foi elaborada pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA) em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ) com base nas informações do Livro Vermelho da Flora do Brasil.
O mutirão Árvore sem Risco será uma iniciativa inédita dentro do arboreto, na qual visitantes inscritos poderão ajudar a tratar as árvores e bambus feridos por estiletes e outros objetos cortantes. A técnica de tratamento foi desenvolvida e testada pelo Laboratório de Fitossanidade (saúde das plantas) do Jardim Botânico. A entrada para esta atividade será gratuita.
Além disso, até quinta (25), equipes do PrevFogo (Ibama) do Rio de Janeiro e de Brasília estarão no Jardim exibindo vídeos e distribuindo materiais informativos sobre as causas e consequências das queimadas.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 23 de setembro
10h – Trilha das Plantas Ameaçadas (guiada) com Sorteio de Plantios
As inscrições são presenciais e devem ser feitas no Centro de Visitantes das 8h às 9h30. Os inscritos receberão o mapa da Trilha e o bilhete numerado para participar dos sorteios. Durante a Trilha, serão sorteados os participantes que farão o plantio de quatro mudas, das seguintes espécies. A trilha será orientada pela equipe do Serviço de Educação Ambiental (SEA)
9h às 16h – Laboratório Didático
Quem quiser fazer a Trilha das Plantas Ameaçadas sem se prender ao horário pode receber o mapa e todas as informações no Laboratório Didático do Serviço de Educação Ambiental (SEA), na Residência de Pacheco Leão (ao lado do antigo estacionamento da Rua Jardim Botânico, 1008).
14h e 15h30 – Mutirão Árvore Sem Risco
Os visitantes farão parte de um mutirão para aplicar tratamento (calda bordalesa com pigmentos naturais) nos caules das árvores e bambus feridos por inscrições e desenhos feitos com canivetes e outros objetos cortantes. O mutirão será feito em dois grupos de 15 pessoas. O primeiro sai às 14h e o segundo às 15h30. A entrada para os participantes do mutirão será gratuita. Inscrições no Centro de Visitantes até 30 minutos antes da saída de cada grupo.
Dias 23, 24 e 25 de setembro
9h às 16h – Ações educativas em parceria com as equipes do PREVFOGO
• Exibição de vídeos no saguão do Herbário.
• Personagem “Labareda” vai passear pelo arboreto atraindo o público para o local da exibição.
• Distribuição de materiais abordando as causas e consequências das queimadas.
O Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008, e os ingressos custam R$ 7. Mais informações pelos telefones 3874-1808 ou 3874-1214.