Primeira parcela ou cota única do IPVA já podem ser pagos no Rio
De acordo com a secretaria estadual de Fazenda, mais de 2 milhões de guias já foram emitidas e quase 430 mil, pagas
A primeira parcela, ou a cota única do Imposto sobre a Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 no Rio vence a partir desta quarta (21), para os carros com finais de placa 0, 1 e 2. O contribuinte pode escolher efetuar o pagamento à vista, com 3% de abatimento ou em três vezes, sem o desconto.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O dono do veículo também precisa pagar a taxa do licenciamento anual, de R$ 293,71 e emitir o Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro (DARJ) exclusivamente no portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda para quitar o imposto. Ao clicar em Emissão DARJ IPVA na plataforma, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Recomenda-se digitar o endereço diretamente no navegador e não em sites de buscas, para evitar cair em sites de golpistas.
De acordo com a pasta, desde o último dia 8, quando foi liberada a emissão da guia, até esta segunda (19), já foram gerados pouco mais de 2 milhões de DARJs e pagos quase 430 mil. A maior parte, mais de 290 mil, o que representa 68%, via PIX.
As alíquotas previstas em lei (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica), calculadas em cima dos preços de mercado dos veículos, estabelecem o valor do imposto, que é calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).





