Continua após publicidade

Agora o IPTU do Rio poderá ser pago com criptomoedas: veja como funcionará

Prefeitura vai cadastrar empresas especializadas em operações com ativos financeiros digitais; iniciativa poderá ser estendida a outros tributos

Por Da Redação
11 out 2022, 16h28
carnês de IPTU
IPTU progressivo: nova regra vai atingir até os 918 mil imóveis considerados populares e hoje isentos de IPTU — os proprietários que não seguirem a lei perderão o benefício e terão que pagar o imposto. (./Reprodução)
Continua após publicidade

O Rio será a primeira cidade do Brasil a dar aos contribuintes a possibilidade de quitar o IPTU via criptoativos. Empresas especializadas em operações com criptomoedas vão poder se
cadastrar no município para oferecer a seus clientes a possibilidade de pagar o imposto de 2023 com moeda digital. Para viabilizar a operação, a prefeitura vai contratar as empresas cadastradas, e elas farão a conversão dos ativos criptos em reais. Dessa forma, os cofres públicos municipais receberão 100% do valor em reais, sem custo adicional.

+ Dia das Crianças é dia de ajudar: onde doar para instituições carentes

“O Rio de Janeiro é uma cidade global. Por isso, estamos acompanhando os avanços tecnológicos e econômicos do universo dos ativos financeiros digitais. Temos um olhar para o futuro e queremos contribuir para que se torne a capital da inovação e tecnologia do país”, disse o prefeito Eduardo Paes, que lançou a iniciativa  por meio de decreto.

As empresas interessadas nessa transação devem, entre outras obrigações, estar credenciadas junto ao município, ter CNPJ, manter o cadastro de seus clientes atualizado de forma similar às
determinações do Banco Central para as instituições financeiras e possuir contrato de prestação de serviço junto a um dos bancos arrecadadores da prefeitura.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui 

“No primeiro momento, o uso das criptomoedas como meio de pagamento será apenas para IPTU. Queremos avaliar como a cidade irá se comportar com essa nova modalidade de pagamento para, futuramente, incluirmos em outros tributos“, acrescentou a secretária de Fazenda e Planejamento, Andrea Senko.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.