Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

IPTU 2026: confira as datas de pagamento no Rio e descontos disponíveis

As guias começam a ser enviadas pelos Correios a partir de 12 de janeiro, mas podem ser emitidas de forma digital

Por Redação
2 jan 2026, 11h40 • Atualizado em 2 jan 2026, 11h44
Nota Carioca: serviço de direcionamento de créditos para abater o valor do IPTU começa nesta semana
IPTU: prefeitura alerta que não envia boletos por WhatsApp, SMS ou redes sociais (Prefeitura do Rio/Reprodução)
Continua após publicidade
  • A Prefeitura do Rio divulgou o calendário de pagamento do IPTU 2026, que poderá ser quitado em cota única, com desconto, ou de forma parcelada ao longo do ano. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão 7% de desconto, com vencimento em 6 de fevereiro de 2026.

    + O balanço do Réveillon 2026 pela Polícia Militar

    Quem preferir parcelar o imposto poderá dividir o valor em até dez cotas mensais, sem desconto. A primeira parcela vence também em 6 de fevereiro, e as demais têm vencimentos sucessivos ao longo do ano, geralmente no início de cada mês, entre março e novembro.

    Compartilhe essa matéria via:

    As guias de pagamento começam a ser enviadas pelos Correios a partir de 12 de janeiro, mas também podem ser emitidas de forma digital. O contribuinte pode acessar o portal Carioca Digital, da Prefeitura, informando o número de inscrição do imóvel ou o CPF/CNPJ do responsável para gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DARM). É possível imprimir todas as parcelas de uma só vez ou apenas a guia da cota única.

    Continua após a publicidade

    O IPTU 2026 pode ser pago por boleto bancário, PIX, por meio do QR Code disponível na guia, ou ainda via débito automático, desde que o contribuinte solicite o serviço junto ao banco conveniado. A prefeitura alerta que não envia boletos por WhatsApp, SMS ou redes sociais, e recomenda atenção para evitar golpes.

    Outra possibilidade é o uso de créditos do programa Nota Carioca, que podem ser transferidos para abatimento do IPTU, inclusive para quitar integralmente o imposto, desde que haja saldo suficiente. O período para indicação desses créditos ocorre, tradicionalmente, no segundo semestre do ano anterior ao exercício do tributo.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    O não pagamento até a data de vencimento implica cobrança de multa e juros, calculados automaticamente. Em caso de extravio do carnê ou atraso, o contribuinte pode emitir a segunda via da guia diretamente no site oficial. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, o atendimento pode ser feito pela Central 1746 ou pelos canais digitais da Prefeitura.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês