Ipanema em alerta: número de assaltos no bairro subiu 34% no último ano
Imagens captadas por câmera de monitoramento flagram três ações a mão armada no mesmo ponto da Avenida Viera Souto em 23 dias
Em um período de apenas 23 dias, três assaltos à mão armada foram filmados em frente a um prédio na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, um dos endereços mais valorizados da cidade. As imagens, captadas entre os dias 26 de maio e 18 de junho deste ano, que viralizaram nas redes sociais, são de um sistema de videomonitoramento criado por uma startup brasileira, que gera imagens de alta resolução. E ilustram uma realidade que aparece com nitidez nas estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP): como este tipo de roubo cresceu, entre janeiro e abril de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, nas áreas da 13ªDP (Copacabana) e da 14ª(Leblon). Só na 13ª DP, em comparação com os primeiros quatros meses de 2021, o aumento no número de registros deste tipo de delito foi de 21.1%.
+ ONGs cariocas estão em dificuldades por queda nas doações de alimentos
Já na área da 14ª DP, que abrange também Ipanema, o aumento foi ainda maior. Passou de 140 roubos a transeuntes, entre janeiro e abril de 2021, para 188, no mesmo período de 2022. Um índice 34% superior ao registrado na unidade nos quatro primeiros meses do ano passado. Os dados foram levantados pelo jornal O Globo. Segundo Carlos Monjardim, presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (Ama Ipanema), o número de policiais do 23º BPM (Leblon), unidade também responsável pelo patrulhamento do bairro, precisa ser aumentado, apesar de Ipanema contar também com agentes do Programa Segurança Presente: “Acreditamos que tem de haver um aumento de efetivo permanente. Estava todo mundo em casa. Agora, as pessoas estão voltando para a rua. Turistas também estão voltando a frequentar à cidade. Então, apesar do trabalho de inteligência e da estratégia do batalhão ser dentro do que é possível fazer, há necessidade do aumento do efetivo. Ipanema é um bairro que todo turista que vem à cidade visita. Isso aumenta o atrativo para os meliantes, principalmente na Viera Souto, na orla”.
A ocorrência mais recente na Vieira Souto aconteceu no último sábado, dia 18. Um rapaz, com mochila de entrega de delivery nas costas, aparece na gravação empurrando uma bicicleta sobre a calçada. Ao identificar a aproximação de duas pessoas, o assaltante saca uma arma. Uma das vítimas tenta reagir. O criminoso chega a atirar para o alto, rouba os pertences, monta na bicicleta e vai embora. No dia anterior, 17, um grupo de três jovens foi roubado de forma semelhante. Um assaltante, que estava com uma bicicleta, contou com o auxílio de outro indivíduo. Esse segundo suspeito fica atrás do grupo para impedir que os jovens fujam da abordagem. Já o assalto registrado em 27 de maio foi cometido por três suspeitos. Eles atravessam a avenida, vindos da orla, e abordam dois rapazes que estavam na calçada. Uma das vítimas foge e tem sua camisa rasgada. Os assaltantes recolhem os pertences do outro rapaz e vão embora.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que, de acordo com o comando do 23º BPM (Leblon), a unidade tem conseguido reduzir mês a mês os índices criminais em sua área de atuação. “O policiamento na área do batalhão é desenvolvido por meio de setores de Rádio Patrulha que circulam o perímetro em plantões de 24 horas, viaturas em baseamentos por diversos pontos estratégicos nos bairros da unidade militar, equipes que patrulham a faixa da areia com quadriciclos, bem como o apoio do projeto Segurança Presente nas principais ruas”, enumerou a corporação, em nota enviada ao Globo.