Invasão de morcegos: chamados no 1746 para capturas aumentam em 80%
Prefeitura alerta para riscos da raiva e reforça orientações sobre como agir ao encontrar o animal em casa

Os pedidos de ajuda para capturar morcegos no Rio cresceram de forma expressiva em 2025. Desde janeiro, a central 1746 da prefeitura já recebeu mais de 500 acionamentos, alta de 80% em relação ao mesmo período do ano passado.
A média é de quase dois chamados por dia vindos de todas as regiões da cidade. Na semana passada, dois animais recolhidos testaram positivo para raiva, o que reforça a importância da vigilância.
A recomendação é clara: nunca tocar no animal. Caso ele esteja dentro de casa, a orientação é apagar as luzes, abrir portas e janelas e, se ele não sair, acionar a central 1746 para que uma equipe faça o resgate com segurança.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Apesar do temor que cercam os morcegos, apenas uma pequena parcela das espécies pode transmitir a raiva. Além disso, esses animais têm papel essencial no equilíbrio ambiental, ao ajudar no controle de insetos, na polinização e na dispersão de sementes.
+Visitantes registram vazamento no AquaRio. Veja o vídeo!
Dos mais de 400 morcegos examinados este ano, apenas 19 apresentaram resultado positivo para o vírus, nenhum deles hematófago — o grupo que se alimenta de sangue.