Instagram cria roteiro para arte de rua no Rio
Mapeamento inclui mais de 50 obras espalhadas pela cidade
Um simples passeio pelo Boulevard Olímpico mostra como a rua se tornou palco para diversas manifestações artísticas. O carioca não precisa entrar em um museu para ter acesso às novas tendências culturais – tudo está ao alcance do olhar. Pensando nisso, o aplicativo Instagram criou um mapa com 50 obras de arte para servir como roteiro de visita nas ruas da cidade. Disponível no perfil @InstawalkRio, ele sinaliza obras de artistas como Vik Muniz, Acme e Rita Wainer, que colorem a central Orla Luis Paulo Conde.
Qualquer um com acesso a um smartphone ou computador pode encontrar desde grafites gigantescos a colagens e intervenções urbanas. O público ainda é incentivado a usar a hashtag #InstawalkRio para compartilhar seu ponto de vista para todo o mundo. Idealizado como uma ação olímpica, o projeto não tem data para terminar:
– Queremos trazer ainda mais essas obras à tona e mostrar como é rica a arte de rua no Rio de Janeiro. Construímos esse projeto pensado nos brasileiros, turistas e uma comunidade de mais de 500 milhões de pessoas no Instagram que não necessariamente conseguirão vir ao Rio, mas poderão experimentar um pouco da cultura local por meio do @InstawalkRio – afirma Christian Rôças, líder de parcerias estratégicas do Instagram no Brasil.
Apesar de ter nascido nos Estados Unidos, atualmente 80% da comunidade do Instagram está fora do país e o Brasil tem papel de destaque nesse contexto, ocupando a segunda posição em termos de contas ativas mensais na plataforma. São mais de 35 milhões de contas brasileiras e arte é um dos principais assuntos na plataforma.
Confira abaixo outras obras mapeadas pelo aplicativo: