Incêndios em áreas de vegetação mais que dobram em um ano no Rio
Foram 4.471 ocorrências entre 1º de janeiro e 10 de maio deste ano, o equivalente a 34 incêndios por dia, ou três a cada duas horas, segundo os bombeiros
Trinta e quatro incêndios por dia, ou três a cada duas horas: o número de incêndios em áreas de vegetação no estado do Rio de Janeiro mais que dobrou em um ano, segundo o Corpo de Bombeiros. A corporação foi acionada 4.471 vezes entre 1º de janeiro e 10 de maio deste ano, ante 2.073 casos no mesmo período em 2023, um aumento de 115,6%. As ondas de calor com a que está sobre o território fluminense há 17 dias e impede a chegada de frentes frias contribuem, mas os balões continuam sendo o principal causador das queimadas.
+ Como será o SPVAT, novo seguro obrigatório para carros e motos
“Hoje, 95% dos incêndios no Brasil são causados por humanos. O fogo de hoje é o deslizamento de amanhã”, disse ao Bom Dia Rio, da TV Globo, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, citando também o perigo que representam guimbas de cigarro, queima de lixo e soltura de fogos de artifício.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A corporação lembra que quem mora em locais próximos à áreas de vegetação que fique atentos e, ao menor sinal de fogo, deve sair da residência o mais rapidamente possível, além de acionar o 193 para que os bombeiros militares possam o quanto antes atender à ocorrência.