Como foi a inauguração da Árvore da Lagoa
Cerimônia marca retorno do cartão-postal, que terá festival gratuito e atrações ao longo do mês
Depois de muita expectativa e uma espera de cinco anos, a Árvore de Natal da Lagoa voltou a brilhar no Rio. O acionamento oficial das luzes aconteceu neste sábado (6), sob muitos aplausos de cariocas e turistas, marcando o retorno em grande estilo de um dos símbolos mais tradicionais das festas na cidade. Com ingressos gratuitos esgotados, a inauguração lotou o entorno da Lagoa. “A retomada desse símbolo reforça o nosso compromisso em valorizar tradições, qualificar a experiência de moradores e visitantes e fortalecer o calendário de fim de ano. A Árvore é um produto consolidado, que atrai público, movimenta a economia do entorno e projeta a imagem da cidade”, afirma Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
+População denuncia insegurança com tapumes no entorno da Árvore da Lagoa
A noite começou com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência de Felipe Prazeres. Neste ano, a árvore retorna com 60 metros de altura e 20 quilômetros de luzes de LED e neon flex. Aos sábados e domingos, até 6 de janeiro, haverá eventos gratuitos no Lagoon — com retirada de ingresso pelo site GoDream — incluindo feirinha, food trucks, área kids e outras atrações.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O botão que ilumina a árvore é tradicionalmente acionado por uma personalidade relevante do Rio de Janeiro, com atuação em ações sociais. Neste primeiro dia, quem apertou o botão foi a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. “Desde que assumi a presidência da Petrobras, em 2024, estou sonhando com essa árvore. Neste ano, a gente conseguiu fazer isso com uma qualidade incrível. Não bastou a árvore, mas também ofertá-la para os cariocas, para o Brasil inteiro, com festa ao longo de todo o mês”. afirmou.
Roberta Kelab, sócia da Backstage, uma das organizadoras do evento, também comemorou o retorno: “Estamos trazendo de volta um símbolo do Natal no Rio, mas que já extrapolou fronteiras”, afirmou Roberta, acrescentando que a árvore foi montada em tempo recorde: 40 dias. “Normalmente esse processo levaria três meses. Isso aconteceu, eu costumo dizer, por uma junção de corações envolvidos nessa realização”.
+Bella Campos e Alice Wegmann participam de protesto contra feminicídio
Festa dura o mês todo
A árvore permanece na Lagoa até 6 de janeiro, acesa de domingo a quinta, das 19h à meia-noite, e sextas e sábados, das 19h à 1h. Nos dois pontos do entorno, o Lagoon e o Parque do Cantagalo, haverá programação natalina ao longo do mês.
+O que abrirá no edifício que era o Hotel Marina no Leblon
No Lagoon, será montada uma feira com moda, decoração, artesanato, bem-estar e food trucks, além de apresentações como Diogo Nogueira (domingo) e o Grupo Focus (dia 13). Do lado oposto, no Cantagalo, as crianças poderão visitar a Casa do Papai Noel, com fotos gratuitas aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até o dia 28 — com horários especiais nos dias 24 e 25.
Mesmo antes da instalação da árvore, os roubos de bicicletas e celulares eram frequentes naquela área. Com a visibilidade reduzida, até o socorro às vítimas ficava prejudicado. No Leblon, uma obra no Quiosque do Mirante também causou indignação ao bloquear a vista do cartão-postal, motivando críticas do prefeito Eduardo Paes nas redes sociais.
Ilha de Paquetá renova os ares e vira destino alternativo para os cariocas
Revolta das Helenas: empreendimento imobiliário vira caso de polícia no Leblon
Alô, Zona Norte: Ferreirinha abre unidade no Méier
Para todas as letras: Mara club é o mais novo espaço LGBTQIA+ da Lapa
Nike Running Truck no RJ: teste de tênis grátis da Zona Sul à Zona Norte





