Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Patrimônio da boemia: imóvel do restaurante La Fiorentina é tombado

Prefeitura reconhece a importância histórica e cultural do estabelecimento no Leme, frequentado por artistas desde os anos 1950

Por Redação
13 jul 2022, 12h03 •
La Fiorentina
La Fiorentina: donos querem reproduzir o ambiente do Leme em Ipanema (ZZN Peres/Divulgação)
Continua após publicidade
  • O bairro de Copacabana tem recebido bons presentes no mês em que completou 130 anos de idade. Poucos dias depois de declarar o Galeto Sat’s como Patrimônio Cultural Carioca, a prefeitura tombou, nesta quarta (13), o imóvel onde funciona o restaurante La Fiorentina, no Leme, reduto histórico da boemia onde todos os pratos têm nome de artistas que frequentam ou frequentaram a casa, inaugurada em 1957.

    + Polêmica de volta: os planos para tornar a Barra da Tijuca emancipada

    Os clientes famosos – praticamente todo o meio artístico carioca nas últimas quatro décadas – são convidados a deixar suas assinaturas nas paredes e colunas, completamente tomadas por dedicatórias e autógrafos. Na calçada, entre as mesas externas, fica a estátua do compositor Ary Barroso (1903-1964), que foi freguês assíduo.

    Compartilhe essa matéria via:

    Fechada durante a pandemia e sofrendo problemas financeiros que quase decretaram seu fim, a casa reabriu em agosto de 2021 e continua a receber os músicos, atores e artistas diversos que costumam chegar após seus concertos e espetáculos noturnos, atrás da comida italiana simples e tradicional, acompanhada por vinhos e chopes a perder de vista.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Segundo a prefeitura, o decreto publicado no Diário Oficial leva em consideração a importância histórica e cultural do estabelecimento localizado na Avenida Atlântica, assim como a composição do skyline da orla de Copacabana, elemento integrante do Sítio Paisagens Cariocas – Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. Foi colocado também que o restaurante é um dos responsáveis pela conservação e preservação, no trecho fronteiro ao imóvel, do paisagismo de Roberto Burle Marx do Calçadão de Copacabana, o maior mosaico em pedras portuguesas do mundo.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês