Idosos vão poder receber remédios em casa? Alerj vai votar projeto de lei

De acordo com o texto, as despesas decorrentes da aplicação da medida serão custeadas pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 abr 2026, 13h59 • Atualizado em 7 abr 2026, 17h23
idosos-denúncia
Projeto de lei em votação: idosos poderão receber remédio em casa (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Continua após publicidade
  • AAssembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça (7), em discussão única, o Projeto de Lei 6.516/25, que prevê a entrega de medicamentos de uso contínuo distribuídos pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro (Riofarmes) nas casas de idosos e pacientes com dificuldade de locomoção. O texto sairá de pauta caso receba emendas. 

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    De acordo com o projeto de lei, as despesas decorrentes da aplicação da medida serão custeadas pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), mas o Poder Executivo poderá abrir créditos suplementares, caso necessário.O deputado Daniel Martins (União) é o autor do texto, que tem como objetivo finalidade facilitar o acesso das pessoas com mobilidade reduzida aos medicamentos essenciais, para assegurar a continuidade no tratamento.

    “Com este projeto, pretendemos melhorar ainda mais esse atendimento, especialmente para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, que enfrentam obstáculos para retirar seus remédios”, diz o deputado.

    Continua após a publicidade

    O projeto de lei prevê a concessão do benefício aos pacientes atendidos pelo programa estadual. Se a entrega não puder ser feita na residência dos pacientes, os mesmos podem indicar um representante para retirar os medicamentos, mediante emissão de uma procuração ou preenchimento de formulário próprio, devidamente assinado pelo paciente.

     

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 39,99/mês