Reforma de lei: Serrador se prepara para ganhar plenário e virar Câmara
Restauração do antigo hotel, que será entregue em novembro de 2026, vai preservar elementos originais

No ano do centenário do art déco, um dos símbolos cariocas do estilo está prestes a entrar numa nova era. Inaugurado em 1944 como o maior hotel da América Latina, o Edifício Serrador, na Cinelândia, está desde junho em obras para se tornar a nova sede da Câmara Municipal do Rio. Retrofitada em 2009, a construção que tem a fachada semicircular tombada pelo município já abriga mais de 600 servidores do Poder Legislativo, que exercem funções administrativas.
+
+

prestes a entrar numa nova era (Cicero Rodrigues/CMRJ/Divulgação)
Agora é a vez de abrir espaço para o plenário. Projetado em formato de arena e com pé-direito duplo — resultado da retirada da laje do segundo andar —, ele ocupará o primeiro piso, onde nos anos 1960 funcionou a boate Night and Day, ponto de encontro de políticos e celebridades da época. No andar superior, ficarão as galerias.
+
+
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A restauração, supervisionada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e com previsão de entrega para novembro de 2026, é feita pela mesma empresa que reformou o Palácio da Alvorada e vai garantir a preservação de elementos originais, como escadas, lustres e grades. “A Câmara ganha ao concentrar todas as suas atividades num só lugar, mas o Rio também, com a recuperação e a utilização de um prédio icônico”, diz o presidente da casa, Carlo Caiado.