Homenagem: Terminal Alvorada é batizado com nome do arquiteto Jaime Lerner
Considerado o "pai do BRT", o ex-governador do Paraná morreu nesta quinta (27), aos 84 anos
Foi publicado nesta sexta (28), no Diário Oficial do Município do Rio, um decreto que nomeia o Terminal Rodoviário Alvorada, situado no encontro das Avenidas das Américas e Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, em homenagem a Jaime Lerner. O arquiteto e urbanista morreu na quinta (27), aos 83 anos.
+ Nelson Sargento planejava volta aos palcos, disco e exposição de pinturas
O ato reconhece a importância de Lerner, conhecido e premiado internacionalmente por seus projetos inovadores de melhorias nas cidades. Em 1974, enquanto prefeito de Curitiba, implantou um sistema que previa que ônibus trafegassem por meio de terminais integrados – o BRT (Bus Rapid Transit) acabou sendo adotado em pelo menos 177 cidades pelo mundo, incluindo o Rio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
O arquiteto contribuiu diretamente com a cidade através da elaboração de estudos urbanísticos e de mobilidade nos anos 80, além de participar do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio, lançado em 2018.
+ Gávea pode ganhar parque sustentável com lojas e até residências
Lerner foi prefeito de Curitiba três vezes, entre os anos 70 e 90, depois atuou como governador do Paraná por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 2002. Em 2010, foi classificado pela revista americana Time como um dos 25 pensadores mais influentes do mundo.
Sim, Gracyanne Barbosa lançou uma linha de ovos ‘de galinhas talentosas’
Cedae faz manutenção na terça (25) e vinte bairros do Rio serão afetados
Pista ganha nome de Phil Haegler; missa de sétimo dia foi marcada
A Geração sanduíche — e o recheio que somos nós a viver aos solavancos
10 dicas para correr a vida toda: evolua com fôlego, constância, sem lesão





