Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h06 - Publicado em 5 abr 2013, 17h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Protesto nas paredes

    Publicidade

    Com a cor original nesta foto, tirada do Arpoador, só mesmo o mar. O resto ficou em preto e branco, como forma de protesto. Foi o jeito que seu autor, o galerista Almir Reis, de Ipanema, arranjou para demonstrar insatisfação com a sujeira das praias. Não bastasse, num gesto contrário ao do cantor Oswaldo Montenegro (que em 2009 coloriu seu flat por inteiro), Almir pintou a loja toda de preto, também como alerta para o excesso de lixo nas areias. Ali está montada, desde a última semana, uma exposição com 25 fotografias da cidade. Curioso é o nome da mostra: Rio Cor.

    Publicidade

    Caveirão refrigerado

    Foi uma empresa sul-africana a vencedora da recente licitação para o fornecimento de blindados mais modernos para a polícia fluminense. Virão oito veículos, e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) teve prioridade — receberá, sozinho, quatro deles. Cada carro saiu por cerca de 800 000 reais. Eles têm um sistema de ar-condicionado que funciona mesmo com o motor desligado. Portanto, em situações de risco, nas quais a tropa precisa permanecer um tempo estacionada em silêncio, nenhum soldado vai morrer de calor lá dentro. Veja, na figura abaixo, outras novidades.

    Publicidade
    historias-cariocas-01.jpg
    historias-cariocas-01.jpg ()
    Continua após a publicidade

    A alma do bairro

    Está em cartaz no CasaShopping, na Barra, a mostra Artefacto, que nesta edição tem uma nova proposta — as sugestões de decoração são indicadas especificamente para este ou aquele bairro. Assim, os ambientes criados pelos 33 arquitetos do evento levam em consideração critérios como a temperatura média da região, sua proximidade (ou não) com a praia e até o padrão dos prédios em cada pedaço da cidade. Abaixo estão três exemplos: o quarto quentinho de Patrícia Fiuza, o loft de Jorge Delmas e uma big sala de leitura assinada por Elaine Ramos.

    Publicidade
    historias-cariocas-03.jpg
    historias-cariocas-03.jpg ()

    Goiânia-Rio, via samba

    Esses caras com pinta de cariocas são, no duro, de Goiás. Mas não tocam música sertaneja, nem dão trinados. Chamam-se Heróis de Botequim e se apresentam pela primeira vez na cidade. No repertório, nada de ?me liga / volta pra mim?, pois pagodes românticos estão de fora. O negócio deles é samba de verdade, especialmente Cartola, Noel Rosa e Ataulfo Alves. Com vocal inspirado em grupos clássicos, ao estilo do MPB-4, os rapazes também compõem, seguindo mestres como Paulinho da Viola e Chico Buarque. E, dentro do espírito, fecharam com duas casas que têm tudo a ver com essa pegada de raiz: Ameno Resedá e Beco do Rato. Confira as datas.

    Publicidade
    historias-cariocas-04.jpg
    historias-cariocas-04.jpg ()

    Gato ingênuo

    Lucas, Shakira, Cindy e Miau eram alguns dos quinze gatos que até o ano passado habitavam o terreno do então paralisado Museu Internacional de Arte Naïf (Mian), em Laranjeiras. Casa reaberta, eles foram entregues à prefeitura. Todos menos Miau, bem pretinho, que permanece por lá e inspirou o escritório Dupla Design na criação do novo logotipo dos projetos educativos do Mian — como as visitas musicadas que começam neste sábado e vão até dezembro. O primeiro homenageado é Vinicius de Moraes.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    historias-cariocas-05.jpg
    historias-cariocas-05.jpg ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.