Imagens do paraíso
Era uma vez um diplomata do século XIX, figura austera, de vasto bigode, nome fundamental na luta pela liberdade dos escravos. Chamava-se Joaquim Nabuco, e nasceu num 19 de agosto, tempos mais tarde instituído como Dia Internacional da Fotografia. Pois o bisneto do líder abolicionista, também batizado Joaquim Nabuco, tornou-se fotógrafo por profissão e gira o mundo divulgando imagens do Rio, como esse slackline em Ipanema. A foto estará em Paradise in Brazil, obra editada nos Estados Unidos e impressa na China, a ser lançada no dia 28 de março na Livraria da Travessa do Leblon. Casado com a modelo Deyse Krieger, ele prepara um livro com mulheres lindas (a própria esposa inclusive) posando ao lado de animais selvagens.
Ioga para os fortes
Serão formadas daqui a duas semanas, no Espaço Nirvana, as primeiras turmas da chamada oss-ioga, técnica criada pelo professor Edson Ramos para esse requintado spa urbano da Gávea, incorporando movimentos de MMA às delicadas posturas orientais. A ideia é aliar as duas filosofias para conquistar boa forma e equilíbrio. Em relação às práticas iogues tradicionais, sua-se muito mais na nova modalidade — um gasto de cerca de 1 000 calorias numa aula de 75 minutos. Mesclando uma dúzia de artes marciais na mesma atividade, vai requerer força nas mãos e deve fazer sucesso entre as mulheres. Na foto, a professora Izabella Fajardo, 37 anos, da Barra
da Tijuca, aluna-modelo do novo estilo.
Memória da cidade
Por duas noites, no início do mês que vem, um carro equipado com projetor vai parar em frente a imóveis que um dia já foram cinemas de rua, mas viraram igreja, farmácia ou loja de departamentos. Serão exibidas, nas paredes, imagens de arquivo e cenas captadas no próprio local da ação. Ao mesmo tempo, um cortejo com gente vestida de panos brancos puxará assunto com os passantes sobre o desaparecimento dessas salas. É a videointervenção Cine Fantasma. O trajeto da trupe deverá incluir a Tijuca, um dos bairros que mais presenciaram a corrida dos cinemas para os shoppings – acima, o Cine Carioca (em 1958), que na década de 90 fechou, dando lugar a um templo religioso. No dia 12 de março, o CCBB, no Centro, promoverá debate sobre o tema.
A arte de olho no Rio
Estas telas de Andy Warhol (à esq.) e Picasso ficaram por cinco dias, em setembro, expostas ao público carioca, durante a feira Art Rio, no Píer Mauá. Engrossavam o rol de obras-primas do estande da galeria americana Gagosian, considerada a maior do mundo. Nas últimas semanas, porém, ela tem vivido uma debandada de importantes contratados, como a japonesa Yayoi Kusama. Pois bem. Em paralelo às notícias da suposta crise, aumentam as especulações sobre a vontade do dono, Larry Gagosian, de abrir sua primeira filial no Hemisfério Sul — mais exatamente no Rio. Ele já está até procurando o imóvel ideal.
Disco voador no Recreio
Este é o layout do Omega, prédio que sobe na orla pertinho da Praia do Pontal. Tem algo de bizarro, e até já ganhou o apelido ?disco voador? por causa das lâmpadas de LED na borda das varandas. Mais luxuoso que os vizinhos, terá vinte itens de lazer e serviços (veja o quadro), algo um tanto incomum para edifícios de apenas quatro andares. Seu metro quadrado é, por isso, 10% mais caro que a média da região, hoje em 9 000 reais.