Bloco organizado e chique
Quando se pensa em camisa de bloco, vêm à mente desenhos toscos, geralmente traços pueris em cores quentes. O tom pastel geral, as letras de diferentes tipologias e os pedaços de imagens que apenas insinuam cenários cariocas fazem da camiseta do Spanta Neném um fato novo no Carnaval. O bloco nascido na Lagoa, hoje com sede em Botafogo (mas que desfila no Corte do Cantagalo), é tido como um dos mais organizados da festa, e agora dá um upgrade fashion. Completando dez anos de folia, a agremiação escolheu na semana passada o samba para o desfile de 26 de janeiro, de teor político: ?A sujeira vem do alto / lá das bandas do Planalto / só o chefe que não viu?.
Memória da cidade
A pintura de Marianne North mostra a Lagoa Rodrigo de Freitas em 1873 ? o ponto de vista da artista plástica inglesa era o local onde fica, hoje em dia, o Jockey. Aparecem ao longe a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos, intocados, e a tinta azul-claro revela um espelho-d?água mais limpo e maior que o atual, vindos de um passado que não volta mais. A imagem faz parte do livro Viagem ao Brasil, de Julio Bandeira, recém-lançado pela Sextante, que destaca a passagem da exploradora pelo litoral carioca. No fim da obra, vem a transcrição dos seus diários. ?O Rio tem a mais bonita paisagem marítima do mundo. Nápoles e Palermo devem se contentar com o segundo lugar?, ela um dia escreveu.
Check-up ?clássico?
Com tantos moradores da Barra na lista de clientes (30% deles), o cirurgião Gilberto Ururahy resolveu ampliar a ação de sua Med-Rio, clínica especializada em check-ups. À pioneira unidade do Shopping Rio Sul juntou-se, no mês passado, uma nova sede, com 500 metros quadrados. Ali, em doze etapas, por doze salas, verifica-se numa jornada de seis horas o estado dos pacientes, para depois, se for o caso, recomendar tratamentos específicos. Tudo no maior conforto: o café da manhã, por exemplo, é do chef Roland Villard. E, de três semanas para cá, apresentações de música erudita, ao vivo, com flauta ou violão, ajudam a relaxar os pacientes ? eis um palco a mais, e eles são raros no Rio, para instrumentistas craques em Bach, Chopin e Villa-Lobos.
Tem gente que paga
Começaram as obras do edifício que vai acolher a mais cara cobertura linear do Rio. A expectativa é que, quando ficar pronta, em 2015, por ela sejam cobrados quase 50 milhões de reais ? e, por incrível que possa parecer, já se acotovelam dois empresários paulistas e um carioca na fila dos pretendentes. A 30 metros da praia, o Grand Hyatt Residences será erguido numa área de 45?000 metros quadrados (o prédio ocupará apenas 20% desse total), em um terreno localizado entre o condomínio Alfabarra e o futuro Parque Natural Municipal da Barra da Tijuca. Confira, acima, o layout da piscina e, no quadro, os números impressionantes do empreendimento.
Carioquês de ocasião
Com o Rio na moda, um sem-número de marcas e empresas investe em slogans e símbolos que tenham a ver com a cidade. Agora foi a vez da Aldeia dos Ventos, loja fundada pelos irmãos Marcos e Paulo Loureiro na Copacabana de 1987, vendendo bermudas de microfibra e artigos de surf-wear. Passando por um reposicionamento de imagem projetado pela Fluxxo, a grife acaba de levar para as mídias sociais uma campanha com jargões vindos das ruas, como ?chega junto? e ?qual é a boa da night?? (veja acima). As gírias mais curtidas na rede virarão estampa de roupa de surfista.
Fiscalização admite dificuldade para coibir cobranças irregulares em táxis
Vem muita folga por aí! A lista completa de feriados no Rio em 2026
Shopping Tijuca: os erros no combate ao incêndio relatados pelos bombeiros
Jovem que morreu com sinais de espancamento é filha de major da PM
Moradores fazem ato pelas árvores derrubadas no antigo Bennett





