Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h18 - Publicado em 9 nov 2012, 15h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ângulo privilegiado

    Publicidade

    Cinquenta metros mar adentro ?? justo na arrebentação ?? e munido de pé de pato, assim Fábio Minduim passa as manhãs. Fotógrafo profissional, ele recentemente fez dezenas de cliques para mostrar como o Rio é visto das ondas de suas praias. O tubo à esquerda rolou no Posto 11 e o bairro ao fundo é o Leblon. Um dos maiores especialistas do país em fotos aquáticas, Minduim expõe a partir deste sábado (10) na loja de vestuário Wöllner, em Ipanema.

    Publicidade

    Do hot-dog à feijoada

    historias-cariocas-04.jpg
    historias-cariocas-04.jpg ()

    O diretor de cinema Sérgio Bloch hoje em dia é menos conhecido pelos filmes que realiza e mais famoso por ter se tornado, digamos assim, um ativista da comida underground. Em 2011 lançou o Guia Carioca de Gastronomia de Rua, e a segunda edição está quase pronta, revista e ampliada, com outras dezenas de ambulantes que fazem e vendem iguarias nas ruas da cidade. Paralelamente ao projeto principal, aos poucos o pesquisador toma conhecimento do que chama de comidinha de favela, e já pensa em escrever, em 2013, um livro sobre o assunto. Confira, abaixo, pratos e quitutes que seriam, segundo Sérgio, as especialidades em alguns dos mais conhecidos morros do Rio.

    Publicidade

    Memória da cidade

    historias-cariocas-02.jpg
    historias-cariocas-02.jpg ()

    Quem passa hoje pela Zona Portuária e se espanta com a quantidade de obras que ali se instalaram talvez não consiga imaginar a trabalheira que deu erguer os primeiros armazéns e avenidas na área. Foi uma saga que se estendeu de 1904 a 1910, tudo registrado em fotos oficiais do governo da época. Uma centena delas pela primeira vez está reunida, como num álbum, no livro Um Porto para o Rio, organizado pela urbanista Maria Inez Turazzi, recém-lançado pela Casa da Palavra. São belas imagens (de página inteira), como esta do Dique da Saúde, com data provável de 1905, pouco antes de seu desmonte.

    Publicidade

    Debates em bloco

    O Carnaval de rua está se repensando, discutindo a relação com a cidade. Na tarde deste sábado (10) se realiza no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, o painel Desenrolando a Serpentina, iniciativa da Sebastiana, associação que representa agremiações da Zona Sul e do Centro. Os debates têm nomes e temas curiosos. Em Muito Além do Xixi, por exemplo, será analisado o olhar da mídia sobre os blocos. Haverá espaço ainda para reflexões sobre ?a nova geografia do Carnaval? e uma mesa cujo título na verdade é um questionamento: Tudo é Carnaval?. Talvez acabe sobrando para grupos que homenageiam bandas estrangeiras ou que só tocam músicas bregas.

    Publicidade

    Fachada à moda antiga

    historias-cariocas-03.jpg
    historias-cariocas-03.jpg ()

    Saem os filmes, entram os livros. Ali onde funcionava, até a década de 90, o Cine Vitória, na Rua Senador Dantas, no Centro, está sendo erguida uma filial da Livraria Cultura, de origem paulistana, a segunda no Rio. A maquete à direita revela como ficará a fachada, que mantém, no térreo, o nome da antiga sala de cinema. O retrofit do prédio de 1939 preservou granitos e mármores, e a previsão é de que em dezembro três andares já estejam prontos ? o restante da construção será ocupado por escritórios a partir de fevereiro. Abaixo, alguns números do empreendimento, que deveria ter ficado pronto em abril passado.

    Publicidade

    REFORMA GERAL

    ÁREA DO PRÉDIO 6?500 m²

    ÁREA DA LIVRARIA 3?000 m²

    Continua após a publicidade

    CUSTO DA OBRA R$ 30 milhões

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.