Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h24 - Publicado em 6 set 2012, 19h36
Marcello Cavalcanti
Marcello Cavalcanti (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Pedacinhos de Santa Teresa

Você vai a uma cachaçaria, bebe além da conta, mas nem por isso precisa achar que está vendo tudo fora de foco. As fotografias são assim mesmo, montadas a partir de centenas de imagens do mesmo lugar, dando a impressão de movimento. Estão no bar Mangue Seco, na Lapa, e são de autoria de Marcello Cavalcanti, que se inspirou na arquitetura irregular do bairro gótico de Barcelona, na Espanha. A mostra Fotofragmentos traz, por exemplo, esta imagem do Largo do Curvelo ainda com bondinhos, em 2010. Trata-se do pontapé inicial do blog RJ450, que desde agora encabeça ações em homenagem ao aniversário de 450 anos da cidade, em 2015. O próximo evento será um passeio guiado pelo cais, no dia 15.

Com o Rio no pulso

Divulgação / Antonio Bernardo
Divulgação / Antonio Bernardo ()

Esta é a pulseira recém-criada pelo designer Antonio Bernardo para o movimento Marca RJ, concebido pelo publicitário André Eppinghaus em releitura do consagrado ?r? de ?marca registrada?. A joia tem plaquinhas com palavras que, segundo os organizadores da campanha, são os atributos primordiais do estado do Rio. Da esquerda para a direita, veem-se nesta ordem: inovação, beleza, alegria, paz, estilo, energia e paixão. Outros cariocas já aderiram à iniciativa, estampando o RJ em suas fachadas ou produtos, como João Luiz Garcia, dono do bistrô Lorenzo, e Renata Saboya, da sorveteria Mil Frutas. Os hotéis Marina e o cachorro-quente Geneal também abraçaram a ideia.

Continua após a publicidade

Memória da cidade

Flávia da Matta Design
Flávia da Matta Design ()

Como se chama mesmo aquele shopping center da Rua General Severiano, em Botafogo? Ele parece sofrer de crise de identidade. Em 1994 foi inaugurado como Rio Off-Price, reunindo lojas com artigos mais baratos, num conceito de ponta de estoque. No ano de 2002 mudou-se a pegada do empreendimento, que virou Rio Plaza. Mas a troca gerou confusão, pois em Niterói há outro Plaza, e um nada tem a ver com o outro. Agora passa a se chamar Casa & Gourmet ? e os gaiatos dizem que isso mais parece nome de revista, e não de shopping. De qualquer forma, pretende continuar sendo um polo de decoração, com bons restaurantes.

A sabedoria invade a favela

Vânia Laranjeira
Vânia Laranjeira ()

A Biblioteca Parque de Manguinhos vai receber a partir deste mês (junto com sua coirmã da Rocinha) cursos de filosofia, literatura e história coordenados pela equipe da badalada Casa do Saber. Sediada na Lagoa, ela começa a estender seus braços para as favelas, prometendo manter a qualidade das aulas e levar ao morro os mesmos convidados que costumam brilhar no asfalto. Entre os que vão participar do primeiro ciclo de palestras está o poeta Affonso Romano de Sant?Anna, falando na mesa Como a Literatura Pode Mudar a Sua Vida.

Raio-X de um boom

Divulgação
Divulgação ()
Continua após a publicidade

Primeiro sindicato de habitação criado no Brasil, o Secovi Rio está festejando setenta anos e aproveita para lançar um compêndio sobre sua história. O objetivo é mostrar como se deu a evolução do mercado imobiliário na cidade e no estado durante o século XX. Hoje a entidade representa 33?000 condomínios e quase 6?000 administradoras de prédios. Ela surgiu em 1942, com o longo nome de Associação Profissional das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis. Crescendo com o Rio traz fotos históricas da expansão do setor justamente a partir da década de 40. Aborda, por exemplo, o tempo das vacas magras, quando a II Guerra Mundial impôs certo medo ao mercado, e termina falando da atual efervescência de preços na capital, reflexo da proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.