Continua após publicidade

Histórias cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h28 - Publicado em 13 jul 2012, 19h27
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Conexão Rio-Londres

    Publicidade

    Com poucas cores e traços, quase uma pintura naïf mas com pegada moderna, a Enseada de Botafogo aparece na capa do número 114 da revista inglesa Litro Magazine, que tem o Rio como tema e textos de autores locais como João Paulo Cuenca e Sérgio Rodrigues. Foi Filipe Jardim o ilustrador da edição carioca ? de tanto sucesso na Flip, em Paraty, ela ficou esgotada e, pela primeira vez em sua história, será feita uma segunda impressão, a ser lançada em Londres durante a Olimpíada. Fundada em 2006, a publicação carrega no nome uma ironia ao tabloide Metro, gratuito e de notícias curtas. O bordão da Litro é ?Viva a literatura, abaixo os free papers que sujam o transporte público?.

    Publicidade

    De olho (puxadinho) no trânsito

    historias-cariocas-02.jpg
    historias-cariocas-02.jpg ()

    Não, não é o Centro de Controle de Tráfego da prefeitura. O emaranhado de linhas e pontos no painel entrega que se trata do sistema de trânsito de uma cidade maior que o Rio e com malha viária ainda mais complexa ? no caso, Tóquio. Escolados no assunto (lá são quase 5 milhões de automóveis), os japoneses implantaram recentemente um programa de gerenciamento de mobilidade urbana que informa, via GPS, eventuais obras, árvores caídas ou sinais quebrados. Um acordo do governo japonês com a Secretaria Estadual de Transportes está trazendo dez técnicos, que vão passar um ano por aqui tocando um projeto semelhante. O objetivo é monitorar carros, ônibus, metrô, trens, barcas e até bicicletas.

    Publicidade

    Memória da cidade

    historias-cariocas-03.jpg
    historias-cariocas-03.jpg ()

    A foto ao lado é da primeira visita do papa João Paulo II ao Rio, em 1980. Além de subir o Corcovado, o pontífice esteve no Vidigal, no Maracanã e, ao discursar na Catedral Metropolitana, fez questão de homenagear seu anfitrião na viagem, a quem chamou de ?querido irmão?. ?Agradeço a acolhida do senhor cardeal dom Eugenio de Aráujo Sales?, disse, em português esforçado, provocando palmas ao tropeçar na pronúncia de um sobrenome que na verdade poucos conhecem. Eugenio Sales morreu na segunda-feira passada (9), aos 91 anos. Foi por três décadas o líder da Igreja Católica na cidade. De linha conservadora (chegou a proibir uma alegoria de cunho religioso de passar pela Sapucaí), era um homem corajoso, que protegeu presos políticos brasileiros e acolheu refugiados de regimes militares de países vizinhos.

    Publicidade

    Uma arte radical

    historias-cariocas-04.jpg
    historias-cariocas-04.jpg ()

    Galpão de Artes Urbanas Hélio Pellegrino, na Gávea, vai abrigar, no fim do mês, uma exposição inusitada, com skates servindo de suporte para artistas plásticos (muitos deles crias da periferia) com nomes tão criativos quanto suas obras: Acme, CH2, Madruga, Ment e Wilbor são alguns dos grafiteiros convidados. As técnicas mostram-se as mais diversas, como estêncil, spray, tinta acrílica, marcenaria, colagem e estofagem. Com 20 centímetros de largura e 80 de comprimento, as peças têm preços entre 500 e 900 reais. Nas fotos estão, respectivamente, os traços de Afa, Vagner Donasc e Matheus Velasco.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Andando em círculos

    historias-cariocas-01.jpg
    historias-cariocas-01.jpg ()

    Foram abertas em junho duas trilhas no Parque Nacional da Tijuca com uma característica inédita dentro do complexo florestal: são circulares. Isso foi pensado para evitar o vaivém de grupos, que acaba prejudicando a preservação das árvores ? se muita gente se espreme nas picadas, alguém acaba se equilibrando na vegetação, o que danifica troncos e galhos. As caminhadas são longas (veja abaixo a extensão de cada uma e a duração sugerida) e há várias fugas com vias asfaltadas, para que se possa pegar o carro de volta para casa e posteriormente retomar o percurso do ponto onde se parou.

    Publicidade

    Trilha Castro Maya: 13 Km, 2 dias.

    Trilha Major Archer: 20 Km, 4 dias.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.