Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h53 - Publicado em 10 ago 2011, 22h16
fotos divulgação
fotos divulgação (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Memória da Cidade

Produções que se tornaram emblemáticas do cinema nacional – e, mais especificamente, do carioca – serão exibidas a partir de terça (dia 9) no Centro Cultural Correios, no Centro. Filmes como Rio Zona Norte e Amei um Bicheiro, que revelam a cidade de 50, 60 anos atrás, fazem parte do Festival Grande Otelo, evento reunindo mostra de fotos, debates e um vídeo-documentário inédito, feito especialmente para a ocasião. Mineiro de Uberlândia, o ator, um craque nas comédias, viveu seus últimos dias na Urca. Morreu em 1993, aos 78 anos, de enfarte, quando o avião em que viajava pousou em Paris. Ele ia à França para receber um prêmio pelo conjunto de sua obra.

Bairros que viram canções

pedro kirilos/riotour
pedro kirilos/riotour ()

A foto mostra duas vizinhanças – Ipanema, embaixo, e o Leblon, em cima – que encantam cariocas e inspiram compositores de variadas gerações. Aos 28 anos, Ana Cristina debuta em disco (Acaso) pela Biscoito Fino, falando sobre o pôr do sol ipanemense e a luz do céu da orla. Para o encarte, ela posou na areia e pedalou na ciclovia da Vieira Souto. O veterano Oswaldo Montenegro, por sua vez, festeja 35 anos de carreira com De Passagem, com pegada mais urbana que romântica: Facebook e Orkut agora são rimas em seus versos. Nas fotos do CD, o menestrel atravessa a Ataulfo de Paiva, observa de longe o Morro Dois Irmãos e anda na laje de um flat na Afrânio de Melo Franco.

Pais e filhos ligados por uma mesma paixão

Gustavo Cabelo
Gustavo Cabelo ()

Uma exposição em cartaz no Rio Design Barra revela um pouco da cultura de praia do carioca. Organizada pela loja Bintang, aproveita a proximidade do Dia dos Pais para mostrar fotos de famílias que pegam onda unidas. Os retratos funcionam como flagrantes da interação entre gerações, com o velho surfista sempre dando dicas para o filho: do jeito certo de entrar na água a como manter o equilíbrio em cima da prancha. Em destaque, astros do esporte como Rico de Souza e Tico Cavalcanti (na foto, Américo Pinheiro e seu lourinho Mauí). Objetos pessoais, roupas, pranchões, pôsteres de antigos campeonatos e até uma Rural 66 (carro que foi símbolo do movimento surfe) completam a mostra.

Os garçons entram em cena

RENATO ANTUNES
RENATO ANTUNES ()

No vaivém da cozinha para o salão da Casa Julieta de Serpa, no Flamengo, eles costumam servir folhados, bolinhos e sucos, como parte do requintado chá das cinco diário. De duas semanas para cá, porém, a rotina destes garçons se modificou: tiveram noções básicas de teatro para se integrar ao elenco de Hollywood,

Continua após a publicidade

a magia do cinema, musical de Jules Vandystadt e Carlos Alberto Serpa encenado ali mesmo, num palco improvisado ao lado do restaurante. Paulo Ferreira (na foto, com o mico), Wellington Lopes, Maicon Fonseca, José Marcos Queiroz e Vinícius Milão agora cumprem jornada dupla, carregando bandejas e enfrentando a plateia no papel de lanterninhas. Quando a cortina se fecha, a equipe vem sendo aplaudida de pé.

Uma noite no shopping

hc5.jpg
hc5.jpg ()

Em breve, dois shopping-centers do Rio terão uma atração a mais, e ela não estará nas vitrines: vão erguer hotéis em seus estacionamentos ou nas áreas de expansão. O Nova América, em Del Castilho, aprova nos próximos dias a construção de dois prédios, com 426 suítes. Assina o projeto o arquiteto Joaquim Bertoletti, da Latini Bertoletti, parceira da Ancar Ivanhoe na investida. “Copa e Olimpíadas estão chegando, é hora de apostar em hotelaria de negócios”, ele diz. Correndo atrás do filão, o CasaShopping, na Barra, estuda erguer um hotel-boutique em suas dependências. Abaixo, a primeira ilustração de como ficaria.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.