Continua após publicidade

Histórias cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h06 - Publicado em 11 jun 2014, 18h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Plateia animada

    Publicidade

    Aconteceu na Cidade das Artes, na Barra, no sábado (31). Era a última sessão de The Book of Mormon, versão acadêmica de peça da Broadway nascida na U­NI-Rio no fim do ano passado que, sucesso de crítica e de público, se tornou o fenômeno teatral de 2014. No exato momento em que os atores-estudantes discursavam nos agradecimentos, foram surpreendidos por uma performance bolada por fãs e pela produção: 1?250 cartazes de “olá!” (pala­vra-chave do texto) foram levantados pelos espectadores no mesmo instante em que gravatas iguais às dos missionários eram desfraldadas dos camarotes. “O teatro se vestiu de mórmon”, disse no palco o diretor Rubens Lima Júnior, o Rubinho. Ali, anunciou um novo convite da Cidade das Artes para apresentações após a Copa, como sempre gratuitas ? e já aplaudidas de pé por atores como Ary Fontoura e Fernanda Montenegro e pela galera do Porta dos Fundos. Foi uma boa notícia para as centenas de pessoas que têm voltado para casa sem poder entrar. Naquele dia, 700 deram meia-volta.

    Publicidade

    Crime na colônia

    Divulgação
    Divulgação ()

    Um adultério teria sido a causa do primeiro registro formal de um assassinato no Rio, em 1567, apenas dois anos após a fundação da cidade. Entre acusados e testemunhas, as investigações envolveram 15% da população total do Rio, que não passava de 500 habitantes. Real ou não, o rumoroso caso inspirou o novo romance de Alberto Mussa (pela editora Record), intitulado A Primeira História do Mundo. O livro é a parte três de seu compêndio mítico da cidade, com cinco novelas de feição policial.

    Publicidade

    Número da Central de Atendimento da Polícia Federal

    historias-cariocas-03.jpg
    historias-cariocas-03.jpg ()

    Telefonar antes de sair de casa para retirar o passaporte na PF é uma precaução que todo carioca deve ter. O site da instituição é completo, dá o passo a passo e informa os papéis necessários para a emissão. Mas muitas vezes, na hora de pegar o documento no dia marcado, ele ainda não ficou pronto e surgem reclamações sobre agendamentos não respeitados, inclusive no posto do aeroporto internacional.

    Publicidade

    Estátuas brilhando

    Yuri Almeida/divulgação
    Yuri Almeida/divulgação ()

    Crianças, elas lembram anjos barrocos e, de longe, parecem brincar com animais. Que nada: uma observação mais acurada revela que na verdade estão matando os bichos. São as estátuas do jardim do Museu da República, no Catete, do século XIX, que passam por restauração. A ideia é que, durante a Copa, sejam apreciadas e fotografadas por turistas. Cada uma representa um continente. À direita, três delas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Licor com vista para o mar

    Mauro Motta/divulgação
    Mauro Motta/divulgação ()

    Um dos ícones da cidade, o restaurante Albamar, na Zona Portuária, comemora oitenta anos e por isso vem resgatando receitas de antanho ? agora é a vez do licor de tangerina. Criado na década de 40 por um garçom que, na lembrança dos atuais funcionários, era apelidado de Cobra (ninguém se recorda do nome exato), o drinque volta ao cardápio por iniciativa do sommelier José Augusto de Souza, com o auxílio de Pepe, que trabalha há cinquenta anos no lugar. É uma receita complicada. Veja ao lado.

    Publicidade
    historias-caricas-06.jpg
    historias-caricas-06.jpg ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.