Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 13h09 - Publicado em 23 abr 2014, 18h31
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Acrobracia fotográfica

    Publicidade

    Convide-se um fotógrafo especializado em clicar esportes radicais, amante do Rio e da natureza, para fazer um trabalho com artistas circenses, e no que dá? Num belo ensaio ambientado em paisagens como o Arpoador e os Arcos da Lapa. São as fotos de Fabio Minduim, preparadas especialmente para a divulgação do Festival Internacional de Circo, a ser realizado entre os dias 8 e 18 de maio, em palcos montados nas mais diversas áreas da cidade, inclusive em comunidades recém-pacificadas. Esta segunda edição do evento reunirá trupes de países como Itália, França e Israel, além de companhias brasileiras, em cerca de 200 apresentações gratuitas. Espera-se que 200?000 pessoas assistam aos espetáculos.

    Publicidade

    O sol é para todos

    Divulgação
    Divulgação ()

    Recente levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que 60% da população brasileira não tem o hábito de usar filtro solar nas praias. E, nessa multidão de descuidados, o carioca ? a carioca, principalmente ? aparece em destaque. “Muitas mulheres costumam passar protetor só no rosto, e em quantidade menor que a recomendada”, diz a dermatologista Graça Silveira, de Ipanema, que acaba de lançar Que Pele!, pela Casa da Palavra, livro que pretende servir “como um GPS para orientar o leitor” em meio à profusão de novos produtos com a mesma finalidade. Ela afirma: “Não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma pele bonita”. Confira, abaixo, algumas de suas dicas.

    Publicidade
    historias-cariocas-03.jpg
    historias-cariocas-03.jpg ()
    Continua após a publicidade
    historias-cariocas-04.jpg
    historias-cariocas-04.jpg ()

    Esse é o tempo que o instrumentista Ayran Nicodemo passará tocando violino, de segunda a domingo, quase sem parar. Não se trata de uma prova de resistência. Dentro do espírito “do it yourself”, para lançar seu primeiro CD-solo, Pedra Cigana, ele bolou a Semana do Violino, evento que tomará, por seis dias seguidos, no mês que vem, o palco do Instituto Villa-Lobos, na Uni-Rio, na Urca. Aos 25 anos, esse mineiro radicado no Rio tem mais o que festejar: acaba de ser aprovado para fazer parte da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Nos concertos da universidade, Nicodemo tocará música clássica (Mozart, Bach, Tchaikovsky), mas também Hermeto Pascoal, Edu Lobo e até Beatles.

    Beleza à mesa

    Publicidade
    iStockphoto
    iStockphoto ()

    Saiu o resultado de uma pesquisa da Disk Cook, empresa que gerencia o delivery de sessenta casas cariocas de alta gastronomia: a comida japonesa é a favorita das classes A e B. Segundo o estudo, tal preferência deve-se em boa parte à apresentação dos pratos, que chegam à casa das pessoas sem sofrer tanta alteração em relação ao que é servido nos próprios restaurantes.

    Continua após a publicidade
    historias-cariocas-06.jpg
    historias-cariocas-06.jpg ()

    Este santo é nosso

    Publicidade
    Fuzinelli/reprodução
    Fuzinelli/reprodução ()

    Na semana em que se comemora o Dia de São Jorge (quarta-feira, 23), o Museu Internacional de Arte Naïf, no bairro do Cosme Velho, aproveita para exibir várias obras que têm o santo como figura central. Ao lado, um colorido quadro de Fuzinelli, chamado Jorge, um Guerreiro Carioca. É um acrílico sobre tela e eucatex, pintado em 2005. Está tudo lá: dragão, cavalo branco, espada estilizada e, ao fundo, montanhas e igrejinhas típicas da paisagem da cidade.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.