Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Histórias cariocas

Por Lula Branco Martins
1 jan 2014, 19h00 • Atualizado em 2 jun 2017, 13h15
historias-cariocas-01.jpg
historias-cariocas-01.jpg (Veja Rio/)
Continua após publicidade
  • As torres do Rio

    Lançado há duas semanas, 40 Anos de Arquitetura Brasileira (Editora Monolito), de Fernando Serapião, festeja o aniversário da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), fundada em 1973, em São Paulo.

    A obra faz um paralelo entre a história da entidade e os principais fatos políticos e sociais ocorridos no país de lá para cá. Estão ali fotos de dezenas de prédios, ícones do traço arquitetônico das últimas décadas, em várias cidades. Representam o Rio três espigões: uma rede de TV (antes, o edifício havia sediado uma empresa de refrigerantes), um hotel e um banco.

    Continua após a publicidade

    Clique na imagem para ampliá-la

    Generais à mesa

    Funcionários de restaurantes como o Laguiole, dentro do Museu de Arte Moderna, no Aterro, e o Giuseppe Grill Mar, na Lagoa, passarão a usar, em 2014, pins como símbolos do tempo de casa. A iniciativa foi de Marcelo Torres, restaurateur com sete endereços na cidade. Preso à camisa, cada botão representará cinco anos de trabalho. “É como uma condecoração das Forças Armadas”, diz Torres. Assim, os empregados do Giuseppe pioneiro, instalado há vinte anos no Centro, serão os generais da tropa: exibirão quatro penduricalhos desses.

    Divulgação
    Divulgação ()
    Continua após a publicidade

    Rotina dura, em vão

    Há três meses, VEJA RIO revelou a rotina marcial das turmas de balé da Escola Maria Olenewa, no Theatro Municipal, na Cinelândia. E não é que muitos alunos que apareceram na reportagem (dezesseis moças e um rapaz) acabam de passar no Youth America Grand Prix, o disputado YAPG de Nova York? Mas a maioria não irá: falta-lhes grana. Sem patrocínio, eles não têm como dar o maior salto de sua vida.

    Tomás Rangel
    Tomás Rangel ()

    Belas visões

    Usando apenas seu próprio nome no título, Pedro Garrido prepara um livro de fotografias com personalidades da cidade, clicadas em situações e cenários de extrema beleza. Ele é criador da revista Vizoo, e as fotos foram feitas para reportagens na publicação ao longo dos últimos dezessete anos. Quem posou para ele? Todo mundo que acontece no Rio, de Djavan a Seu Jorge, de Gerald Thomas a Alinne Moraes. Ao lado temos, na praia, a cantora Dora Vergueiro, quinze anos atrás.

    Continua após a publicidade
    Reprodução
    Reprodução ()

    Vale subir a serra

    Fechado o balanço anual de 2013, viu-se que é do Rio a maior parte (72%) das 60?000 pessoas que nesse período visitaram o Museu da Cerveja, da Bohemia, em Petrópolis. Aberta em maio do ano passado, a atração apareceu como “melhor novidade” no Guia Quatro Rodas Brasil 2013, publicado pela Editora Abril. São mais de vinte ambientes, muitos deles interativos, contando a história da bebida.

    Divulgação
    Divulgação ()
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês