Grupo de quinze cachalotes chama a atenção em Arraial do Cabo. Veja!
Pesquisadores dizem que a presença dos animais perto da costa é incomum e pode estar ligada a fatores como busca por alimento e dificuldade de ecolocalização

Uma cena rara, para ficar na memória, foi flagrada em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, nesta quarta (9).
Um grupo de quinze cachalotes (Physeter macrocephalus) passou pertinho da arrebentação na Praia Grande, chamando a atenção de pesquisadores do Projeto Mar de Baleias, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funtec Ambiental), que monitoram a presença de baleias com drones.
+ Pinguins-de-Magalhães são resgatados na Região dos Lagos
Em um vídeo publicado nas redes sociais, os especialistas afirmaram que a presença dos animais tão perto da costa é incomum e pode estar ligada a fatores como busca por alimento, dificuldade de ecolocalização, doenças ou alterações ambientais, a exemplo de poluição sonora.
Por conta da proximidade, o Instituto BW, responsável pelo encalhe de animais na região, foi acionado.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Além disso, os pesquisadores do Projeto Mar de Baleias também vão analisar as imagens e os dados coletados durante esse avistamento para entender melhor o comportamento dos cachalotes na região.
No último domingo (6), também em Arraial do Cabo, uma baleia foi atropelada propositalmente por um barco. Um vídeo postado na web causou indignação. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já identificou a embarcação e medidas cabíveis serão tomadas junto ao ICMBio, órgão responsável pela fiscalização da área.