Sai, gripe: Rio prorroga campanha de vacinação após baixa procura
Expectativa da prefeitura do Rio era vacinar 90% da população, mas apenas 1,358 milhão de doses foram aplicadas; é a cobertura mais baixa dos últimos anos
A vacina da gripe vai estar disponível para os cariocas até o fim do inverno em todas as clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca da Vacinação. Por causa da baixa procura, a prefeitura do Rio decidiu nesta segunda (29) prorrogar a campanha de vacinação, que terminaria na quarta (31). Qualquer pessoa a partir de 6 meses de idade pode ser imunizada. A vacina segue disponível nas 237 unidades de Atenção Primária, das 8h às 17h, e em pontos extras pela cidade.
+ Expansão à vista: colégio pH vai abrir unidade dentro do Jockey, na Gávea
A expectativa da prefeitura era vacinar 90% da população, mas apenas 1,358 milhão de doses foram aplicadas, o que abrange apenas 20% do público-alvo. É a cobertura mais baixa da campanha nos últimos anos, segundo o Observatório Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. No ano passado, por exemplo, a vacinação de idosos chegou a 60,4%. Esse ano, no entanto, está em 42% da população idosa. A vacinação das gestantes também teve queda. Em 2022, 34,1% das gestantes tomaram a vacina, já esse ano apenas 22% das grávidas tomaram o imunizante.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A Secretaria municipal de Saúde reforça a importância da vacinação, principalmente nesse período de temperaturas mais baixas. Não há intervalo entre as vacinas contra a Covid-19 e gripe mas, em caso de sintomas sugestivos de Covid-19, a orientação é procurar uma unidade para fazer o teste e adiar a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total. Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas ou do teste positivo para os assintomáticos. Confira todos os locais de vacinação contra a gripe no site: saude.prefeitura.rio.