Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Governos federal e estadual anunciam parceria para combater o crime organizado

O ministro da Justiça disponibilizou vagas em presídios de segurança máxima para transferir lideranças do CV, e aumento do efetivo de segurança

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 29 out 2025, 19h48 - Publicado em 29 out 2025, 19h47
ricardo-lewandowski-claudio-castro
Ricardo Lewandowski e Cláudio Castro: união entre as esferas  (Reproducao/TV Globo)
Continua após publicidade

O governador Cláudio Castro (PL) e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram, em entrevista coletiva na noite desta quarta (29), a criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado, numa parceria entre as esferas federal e estadual.

A ideia é eliminar burocracias entre os poderes, e o grupo será comandando pelo secretário de Segurança Pública do estado do Rio, Victor Santos, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo. Não há prazo para o término do trabalho em conjunto.

“Ressaltamos que vivemos num federalismo cooperativo desde a Constituição de 1988, então temos que trabalhar em conjunto, numa União Federal, independentemente de partidos. Tomamos decisões importante para superar essa crise, mas temos limitação de recursos devido à crise orçamentária”, esclareceu Lewandowski.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Além disso, o ministro anunciou a disponibilização de vagas em presídios de segurança máxima para transferir lideranças do CV, a vinda de peritos criminais da Força Nacional e de outros estados para o Rio, a exemplo de médicos legistas; e o aumento dos efetivos da Força Nacional, presente no Rio desde 2023, e da Polícia Rodoviária Federal.

Outro ponto é a intensificação das atividades da inteligência da Polícia Federal, com o objetivo principal de descapitalizar o crime organizador.

Continua após a publicidade

Lewandowski chamou a atenção para a PEC da Segurança Pública, enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, onde está sendo analisada. Ele também afirmou que não há recomendação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Isso não foi cogitado em momento nenhum”, complementou Cláudio Castro. “Temos condições de vencer batalhas, mas não a guerra, por isso precisamos que a ajuda venha para somar”, afirmou o governador.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês