Governos federal e estadual anunciam parceria para combater o crime organizado
O ministro da Justiça disponibilizou vagas em presídios de segurança máxima para transferir lideranças do CV, e aumento do efetivo de segurança
 
							O governador Cláudio Castro (PL) e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciaram, em entrevista coletiva na noite desta quarta (29), a criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado, numa parceria entre as esferas federal e estadual.
A ideia é eliminar burocracias entre os poderes, e o grupo será comandando pelo secretário de Segurança Pública do estado do Rio, Victor Santos, e pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubbo. Não há prazo para o término do trabalho em conjunto.
“Ressaltamos que vivemos num federalismo cooperativo desde a Constituição de 1988, então temos que trabalhar em conjunto, numa União Federal, independentemente de partidos. Tomamos decisões importante para superar essa crise, mas temos limitação de recursos devido à crise orçamentária”, esclareceu Lewandowski.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Além disso, o ministro anunciou a disponibilização de vagas em presídios de segurança máxima para transferir lideranças do CV, a vinda de peritos criminais da Força Nacional e de outros estados para o Rio, a exemplo de médicos legistas; e o aumento dos efetivos da Força Nacional, presente no Rio desde 2023, e da Polícia Rodoviária Federal.
Outro ponto é a intensificação das atividades da inteligência da Polícia Federal, com o objetivo principal de descapitalizar o crime organizador.
Lewandowski chamou a atenção para a PEC da Segurança Pública, enviado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional, onde está sendo analisada. Ele também afirmou que não há recomendação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Isso não foi cogitado em momento nenhum”, complementou Cláudio Castro. “Temos condições de vencer batalhas, mas não a guerra, por isso precisamos que a ajuda venha para somar”, afirmou o governador.
 Expo Araruama agita a Região dos Lagos com shows gratuitos
Expo Araruama agita a Região dos Lagos com shows gratuitos Quem era a Japinha? Musa do crime foi morta durante operação contra o CV
Quem era a Japinha? Musa do crime foi morta durante operação contra o CV Megaoperação: resultado de pesquisa sobre aprovação ou não da sociedade
Megaoperação: resultado de pesquisa sobre aprovação ou não da sociedade Samba da Marambaia, de frente pro mar, com a melhor vista de Botafogo
Samba da Marambaia, de frente pro mar, com a melhor vista de Botafogo O vinho na obra de Van Gogh
O vinho na obra de Van Gogh 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										





