Continua após publicidade

Governo Federal prevê 25 milhões de reais para salvar estação Leopoldina

Ministério da Gestão e da Inovação é responsável por elaborar o projeto de restauração e pela abertura do processo licitatório, prevista em 2024

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 Maio 2023, 19h54 - Publicado em 24 Maio 2023, 19h50
A imagem mostra a fachada do abandonado prédio da Estação Leopoldina
Estação Leopoldina: entorno é considerado pela prefeitura área mais estratégica. (Carlos Luis M C da Cruz/Wikicommons)
Continua após publicidade

A história da Estação Leopoldina, que uma vez foi símbolo de progresso e hoje sofre com o abandono e o descaso, poderá ganhar um novo capítulo. O Governo Federal assumiu o espaço, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e um projeto de restauração está sendo elaborado pelo Ministério da Gestão e da Inovação.

+ Réveillon 2024 terá fogos na Praça Mauá e festas em dez bairros da cidade

Segundo informações da Rádio CBN, a abertura do processo licitatório deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2024 e é estimado um investimento de R$ 25 milhões. Nos últimos vinte anos, diversos projetos para reabrir a estação foram derrubados em razão de disputas judiciais.

Em 2021, o Ministério Público Federal no Rio pediu à justiça que a União assumisse a estação, em caráter de urgência, devido ao risco de incêndio e desabamento do prédio histórico. O pedido foi julgado procedente e os responsáveis pelo imóvel foram condenados a executar “as providências necessárias à restauração e reparo dos danos ao prédio principal e anexo, fachadas, marquises e telhados da Estação”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

No ano seguinte, um acordo foi assinado entre o MPF e a concessionária Supervia para reformar a gare e o pátio com quatro plataformas de embarque. A reforma, no entanto, não avançou devido ao interesse da União “pela retomada dos espaços”, de acordo com a Supervia.

Inaugurada em 1926, a Estação Barão de Mauá-Leopoldina foi arquitetada pelo inglês Robert Prentice, com inspiração na Estação Victoria, de Londres. Dali, saíam viagens locais e intermunicipais, para destinos como Vila Inhomirim, Guapimirim, Petrópolis, Friburgo e Campos, e interestaduais, para Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A operação de trens pela Supervia terminou em 2001, mas até 2015 o local foi usado para eventos culturais. Hoje, com uma fachada deteriorada e cheia de pichações, o local serve como um depósito de sucatas de locomotivas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.