Golpe da empada: como funcionava fraude milionária envolvendo franquia

Vítimas pagavam cerca de 300 000 reais para ter loja de marca inexistente de salgadinho

Por Redação
2 abr 2025, 13h59
Operação: agentes da polícia recolhem provas em local visitado
Operação: agentes da polícia recolhem provas em local visitado (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

As empadinhas não estão livres dos golpistas, e muito menos as franquias. A polícia está buscando identificar os falsos empresários que negociaram franquias inexistentes de um rede de lojas de empadas, e agentes da 12ª Delegacia de Polícia Civil (Copacabana) fizeram uma operação nesta quarta (2) para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em endereços na Barra da Tijuca e Freguesia, na Zona Oeste, e em Queimados, na Baixada Fluminense.

A investigação mostrou que uma das vítimas chegou a pagar quase R$ 300 mil para ser franqueada, e recebeu de volta cheques sem fundo, após muito insistir para ser ressarcida. 

Compartilhe essa matéria via:

“Muitas delas investiram suas economias na esperança de abrir um quiosque, mas nunca receberam do estabelecimento. Outras foram instaladas em pontos comerciais com aluguéis atrasados e acabaram despejadas, perdendo todo o investimento”, disse o delegado Ângelo Lages, à frente das investigações. Cerca de dez vítimas já foram identificadas, com prejuízo estimado em R$ 1 milhão.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Segundo informações da polícia, a marca da fraude não possuía registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), e diferentes pessoas jurídicas eram utilizadas como donas da franquia. A análise dos documentos apreendidos segue como parte essencial desta fase inicial da investigação, com suspeitas de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.