Alerta de golpe: pais de bebê com doença rara denunciam perfil falso
Família registrou boletim de ocorrência após verificar que contas criadas na Turquia usam as fotos da bebê para pedir dinheiro a seguidores
A família da menina Olívia, que sofre com Atrofia Muscular Espinhal (AME) desde o nascimento, denuncia que fotos da bebê de 10 meses estão sendo usadas em perfis falsos no Instagram e no TikTok para pedir dinheiro para um tratamento da criança na Turquia.
A doença rara interfere na capacidade motora e na respiração da criança. Ela também tem dificuldades para engolir. Quando Olívia recebeu o diagnóstico, os pais dela precisaram travar uma luta contra o tempo para conseguir uma medicação que custa 6 milhões de reais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O tratamento não é coberto pelo plano de saúde da família e é através de doações que Vanessa e Gabriel, pais de Olívia, conseguem custear uma parte do que é necessário para mantê-la viva.
“Recebemos, na última terça, essa informação com muita tristeza e indignação. A gente não quer acreditar que existam pessoas capazes de se aproveitar de uma criança de 10 meses para benefício pessoal e aplicar um golpe internacional. Já tomamos as providências legais”, contou Gabriel Guimarães, pai de Olívia, ao portal G1.
+ Como emitir a nova carteira de identidade no Detran
Para prestar contas às pessoas que doaram e vêm doando recursos que ajudam no processo da menina, a família criou um perfil em uma rede social, onde mostra os procedimentos médicos e a evolução da bebê.
+ Prefeitura aplica, até sábado (6) vacina XBB contra a covid em cariocas acima de 5 anos
Os pais procuraram a polícia e registraram um boletim de ocorrência. Agora, eles pedem ajuda do público para que denunciem o perfil.
+ Museu da República vai ganhar reforma de chafarizes e portões
“Essa doença passou a ser conhecida há pouco tempo, e os medicamentos são relativamente novos. É uma dos problemas mais caros do mundo para se tratar, então a gente acredita que tudo isso possa ter contribuído também para lançarem mão desse perfil falso”, afirmou Vanessa, mãe de Olívia, também ao G1.