Gastromotiva é sede de encontros sobre o poder transformador da cozinha
Evento reúne nomes como a médica Vera Cordeiro, a chef Janaina Torres, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o humorista Fabio Porchat
Organização que trabalha a comida como ferramenta de transformação social para indivíduos e comunidades, a Gastromotiva realiza no Rio o Encontro Comunidade Gastromotiva – A Cozinha como Polo Transformador de Territórios, evento que promove o intercâmbio e fortalecimento de lideranças comunitárias de Brasil e México, mobilizando larga rede de cozinheiros. Na quarta (4), haverá um grande fórum aberto ao público com mais de 20 participações especiais, no Refettorio Gastromotiva.
Estarão presentes lideranças que capacitam pessoas por meio das cozinhas, desenvolvem hortas urbanas, criam soluções a partir das características de suas comunidades e pensam em ações de impacto a fim de combater a insegurança alimentar, como a distribuição de quentinhas feitas com o aproveitamento integral de alimentos.
O time de participantes do encontro no Refettorio conta com a médica e fundadora do Instituto Dara, Vera Cordeiro, a renomada chef Janaina Torres, do paulistano Bar da Dona Onça, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o humorista Fabio Porchat. “Tivemos a ideia de trazer para debate toda a nossa experiência no desenvolvimento territorial e combate às desigualdades socioambientais por meio da gastronomia, e, acima de tudo, grandes empresas, a sociedade civil e quem faz o trabalho na ponta”, diz David Hertz, fundador e presidente da Gastromotiva.
O Encontro Comunidade Gastromotiva é um evento paralelo oficial do G20 e, além do fórum, vai contar com debates, workshops, atividades imersivas, jornadas de aprendizado e mentorias durante os quatro dias de realização, de 2 a 4 de setembro. A maioria das atividades do evento acontecerá no Refettorio Gastromotiva, na Lapa.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Outros polos do Rio, como a Favela do Vidigal, também receberão ações. Para esses outros dias, foram convidados 55 líderes comunitários, cozinheiros sociais, pequenos empreendedores, chefs de cozinha, mentores, representantes de empresas e de fundações, que hoje atuam pelo Brasil e, juntos com a Gastromotiva, já entregaram mais de 5 milhões de refeições em quase duas décadas, para debaterem e pensarem em soluções para um futuro sustentável e sem fome.
A programação completa pode ser conferida no site da Gastromotiva.