Que cenário! Os pontos turísticos visitados por delegações do G20 no Rio
Chefes de estado aproveitaram não só para conhecer Pão de Açúcar e Corcovado, mas também Estádio das Laranjeiras e restaurante em Santa Teresa
Negócios à parte, muitos dos chefes de estado que estiveram no Rio para a Cúpula do G20 arranjaram uma folguinha na agenda apertada para conhecer um pouco mais do Rio de Janeiro, Para além do Museu de Arte Moderna (MAM), totalmente reformado para o encontro dos líderes mundiais, e da vista privilegiada do Aterro do Flamengo e do Pão de Açúcar, por exemplo, alguns deles fizeram questão de conferir in loco maravilhas cariocas como estas. A lista de lugares escolhidos incluiu as praias de Copacabana e Ipanema, o Cristo Redentor e até o Estádio das Laranjeiras.
+ Um balanço do G20 no Rio: Aliança Contra a Fome é vitória brasileira
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos que mais circulou pela cidade. Hospedado em Copacabana, ele foi visto de terno e gravata passeando pela orla da Princesinha do Mar e em modelo esportivo, correndo até Ipanema. Na noite de segunda (18), Macron jantou na área interna do restaurante Empório Jardim, que fica no palacete da Casa Firjan, ornado com azulejos e ladrilhos preservados, em Botafogo. E antes de ir embora, na tarde de terça (19), após o encerramento do encontro de líderes, visitou o Cais do Valongo e o Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos, referência na preservação da memória da diáspora africana no Brasil, acompanhado da mulher, Brigitte Macron, e do prefeito Eduardo Paes.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aproveitou o último dia do G20 no Rio para conhecer o Pão de Açúcar na terça (19), com direito a muitos registros nas redes sociais. Enquanto isso, Keir Starmer, primeiro ministro do Reino Unido, deu uma passada no Estádio das Laranjeiras, do Fluminense, que também gerou post no Instagram em que ele fala de seu amor por futebol. A representante da comissão europeia Ursula von der Leyen preferiu molhar os pés na Praia de Copacabana, e o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr Støre, foi conferir o bolinho de bacalhau, que ajudou a preparar na cozinha, e a caipirinha do Armazém São Joaquim, em Santa Teresa. O presidente americano, Joe Biden, não foi visto batendo perna pelo Rio. Mas a filha e neta, Ashley e Natalie, que visitaram o Cristo Redentor e o Jardim Botânico, ficaram encantadas com a cidade.