Continua após publicidade

G20: Reunião no Rio tem consenso de ministros sobre emergência climática

A ministra Marina Silva ressaltou que os países do grupo devem viabilizar recursos suficientes para mitigar efeitos indesejáveis do aquecimento do planeta

Por Da Redação
Atualizado em 3 out 2024, 21h51 - Publicado em 3 out 2024, 21h50
g20-reuniao-clima
G20: evento prévio à cúpula tem consenso entre ministros do meio ambiente (MMA/Divulgação)
Continua após publicidade

Em meio ao clima seco e as queimadas que assolam diversos estados do Brasil, o Rio de Janeiro foi palco, nesta quinta (3), de uma reunião pré-G20 com ministros do meio ambiente de países-membros do grupo.

No fórum, os representantes assinaram uma declaração com compromissos para ampliar o enfrentamento aos desafios impostos pelas mudanças climáticas, como a perda de biodiversidade, a desertificação, a degradação dos oceanos e da terra, além da seca e da poluição.

“São economias que detém cerca de 80% dos recursos financeiros; 80% das emissões de CO² e grande parte da população do nosso planeta. Se fizermos o dever de casa, com certeza daremos grande contribuição para enfrentar os desafios”, salientou Marina da Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, anfitriã da reunião de ministros.

No documento, os países se solidarizam com o Brasil e outros países que têm sido afetados pelos eventos extremos do clima, incluindo inundações, períodos de estiagem severa e queimadas. “Perdas humanas e ambientais em todo o mundo deixam clara a necessidade urgente de tomar medidas maiores para responder à nova realidade global”, diz a declaração do grupo.

A ministra Marina Silva ressaltou que os esforços dos países do G20 devem ser no sentido de viabilizar um volume de recursos suficientes para mitigar os efeitos indesejáveis da mudança climática, além de formar uma base de suporte à cooperação tecnológica para ajudar a acelerar esses processos de transformação.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

No documento, os países-membros do G20 reconhecem a necessidade de ações urgentes e recepcionam positivamente a Força-Tarefa para a Mobilização Global Contra a Mudança do Clima do G20, de iniciativa da presidência brasileira.

O texto resgata ainda os acordos e instrumentos internacionais já existentes sobre o meio ambiente, a exemplo do Acordo de Paris, destacamos a importância de ações ambiciosas em todos os pilares do compromisso internacional firmado em 2015.

+ Festival do Rio: os filmes imperdíveis das mostras competitivas

Sobre adaptação aos oceanos, o G20 reconhece papel fundamental na garantia da estabilidade climática e no enfrentamento dos efeitos adversos das mudanças do clima. Os países assumiram o compromisso pela ampliação dos esforços para financiamento, planejamento e gestão de medidas essenciais para garantir a proteção do ambiente marinho e a conservação e uso sustentável dos recursos marinhos e da biodiversidade.

Os líderes das maiores economias mundiais ainda reafirmaram o compromisso de reduzir significativamente a geração de resíduos por meio da economia circular, reconhecendo a necessidade de mobilizar recursos e parcerias para apoiar as nações do Sul Global na gestão adequada de resíduos, promovendo o uso eficiente de recursos.

O documento destaca também a urgência de uma transição ecológica inclusiva e justa, por meio da criação de empregos de qualidade e a inclusão de trabalhadores informais, mulheres, comunidades locais e povos indígenas nas cadeias de valor da economia circular.

A Cúpula do G20, que reúne os principais líderes mundiais, acontece no Rio de Janeiro em 18 e 19 de novembro. A emergência climática, assim como um plano mundial de erradicação da fome e da pobreza, são os principais temas que vão permear o encontro.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.