Continua após publicidade

Múltiplos olhares

A fotografia de arte é o traço comum às mostras de Miguel Rio Branco, na Galeria Silvia Cintra, Bina Fonyat, no Espaço Cultural Furnas, e da Coleção Itaú, no Paço Imperial, abertas no dia 1º

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 jun 2017, 14h31 - Publicado em 6 jun 2012, 15h45
roteiro-exposicoes-abre.jpg
roteiro-exposicoes-abre.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Um dos mais celebrados fotógrafos do país, agraciado em 2010 com um pavilhão dedicado à sua obra no centro de arte contemporânea Inhotim, em Minas Gerais, Miguel Rio Branco apresenta a sua poética visão da mulher em La Mécanique des Femmes. Na Galeria Silvia Cintra + Box 4, a mostra reúne quinze obras pinçadas de vários momentos de sua carreira, nas quais são sugeridos temas como submissão, mistério e sensualidade – caso de Diálogo Romano, de 2008, que põe lado a lado duas fotos em que aparecem apenas as pernas de mulheres de botas.

Miguel Rio Branco. Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 30 de junho. https://www.silviacintra.com.br.

roteiro-exposicoes-abre-02.jpg
roteiro-exposicoes-abre-02.jpg ()

Eclético, o carioca Bina Fonyat (1945-1985) produziu imagens tanto para grandes veículos de imprensa quanto para capas de discos e catálogos de exposições e peças de teatro. Durante seis anos, entre 1972 e 1978, dedicou-se a registrar cenas do Carnaval do Rio – festa pela qual era apaixonado. As fotos deram origem a um livro, hoje esgotado. Cinquenta delas estão na mostra. São flagrantes menos óbvios da folia, como o que mostra quatro amigos descansando no meio-fio.

Continua após a publicidade

Bina Fonyat. Espaço Cultural Eletrobras Furnas. Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ☎ 2528-3112. Terça a sexta, 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, 14h às 19h. Grátis. Até 8 de julho.

roteiro-exposicoes-abre-03.jpg
roteiro-exposicoes-abre-03.jpg ()

Apresentada no início do ano na Maison Européenne de la Photographie, em Paris, a mostra Coleção Itaú de Fotografia Brasileira leva agora 115 trabalhos de 56 artistas ao Paço Imperial. No alentado painel, que abrange dos anos 40 até os dias de hoje, a opção do curador Eder Chiodetto foi pelas imagens de caráter mais experimental. Em Homenagem a Mondrian (1960), do paulistano German Lorca, uma janela evoca as linhas da obra do pintor holandês. Nomes como Thomaz Farkas, Rosângela Rennó, Claudia Andujar e Vik Muniz integram a seleção.

Coleção Itaú de Fotografia Brasileira. Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 5 de agosto. https://www.pacoimperial.com.br.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.