Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fotógrafa retrata Copacabana com diferentes adjetivos

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
8 nov 2014, 00h00 • Atualizado em 2 jun 2017, 12h55
Copacabana
Copacabana (Fotos divulgação/Rioetc/)
Continua após publicidade
  •   Haja adjetivo

     

    Vem fazendo sucesso na internet a série de fotos da Praia de Copacabana assinada por Juliana Rocha, de 27 anos, moradora do Leme, bairro vizinho. De tanto levar bronca no trabalho por chegar atrasada, ela tomou, há um ano, uma decisão radical: passou a acordar muito cedo e, nisso, tomou gosto por andar pela orla ao amanhecer. Fotógrafa que é, começou a registrar as paisagens diariamente. Deu no projeto Copacabana Sentimental, que até o fim do ano deve virar livro, pela editora Guar­da-Chu­va. Dependendo do enquadramento, das cores usadas e da composição final, cada imagem mereceu de Juliana um adjetivo (três exemplos ao lado). Já se somam 400 fotos, e até agora não houve repetição de palavras. Haja imaginação. E de muito vale um dicionário por perto.

    As vilãs da inflação

    Trufas brancas
    Trufas brancas ()

    Começou a temporada de trufas brancas, e o Grupo Fasano (com restaurantes em Ipanema e na Barra) apronta novidades. Vindas diretamente da Itália, elas têm aroma marcante. Costumam ser achadas por cães farejadores treinados anos a fio e, quando chegam à cozinha, exigem corte muito específico, com lâminas de precisão. Quanto mais finas as fatias, mais sabores vão liberar (há quem sustente que a espessura ideal é a de uma folha de papel). Tantos cuidados refletem o status da iguaria, que costuma alavancar de forma surpreendente o preço dos pratos nos quais é usada. Por exemplo, dois ovos fritos, com essas trufas por cima, custam 330 reais.

    Perfil polêmico

    Azulejos Portinari peixes
    Azulejos Portinari peixes ()
    Continua após a publicidade

    Entrou em cartaz na quarta (5), na Galeria Scenarium, na Lapa, a mostra Azul Cobalto: Azulejos e Memórias, reunindo raridades feitas com o quadradinho colorido, como as criações de Candido Portinari (1903-1962), na década de 40, para o antigo prédio onde funcionava o Ministério da Educação e Cultura, no Centro. As peças, entretanto, acabaram rejeitadas. Diz-se que o ministro Gustavo Capanema não gostou dos peixes com testa proeminente, que lembravam sua própria cabeça, e vetou a obra. Inédito, o painel agora exposto está incompleto, faltando-lhe, repare, um único azulejo.

    Golfe grátis

    Golf
    Golf ()

    Aulas gratuitas de um esporte tão elitizado? É isso mesmo. Acontecem neste sábado (8) e no domingo (9), das 12h às 14h, no Gávea Golf & Country Club, em São Conrado, em meio às disputas do Aberto do Brasil. E nem é preciso levar taco de titânio: os equipamentos são cedidos pela organização. Boas tacadas, mas, antes, confira alguns termos básicos do golfe.

    PAR: média de tacadas para acertar a bola num determinado buraco› Birdie: é quandose acerta com uma tacada abaixo do par

    Continua após a publicidade

    HOLE IN ONE: acertar em apenas uma tacada

    AIR SHOT: erro crasso, o taco nem toca na bola

    TEE: pino de madeira  que apoia a bolinha,só na primeira tacada

    O melhor da propaganda

    Clube de criação
    Clube de criação ()
    Continua após a publicidade

    Encerra-se no sábado da semana que vem (15) o prazo de inscrição para participar do Prêmio Anuário Melhor do Rio, promovido pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, entidade sediada em Botafogo, dona deste divertido logotipo em preto e branco. Será a décima edição do concurso, mais uma vez dividido em categorias como Filme de televisão (ou de cinema), Rádio, Mídia impressa e, agora, Mobile. São esperadas cerca de 2 000 inscrições, vindas das dezenas de agências de publicidade e propaganda que existem no Rio. Um júri de 100 profissionais está sendo convocado para escolher os trabalhos mais interessantes. Resultados em janeiro.

     

    Publicidade
    TAGS:

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês