Forte de Copacabana terá entrada gratuita na comemoração do Bicentenário
Promoção faz parte das festividades dos 200 anos da Independência do Brasil, que já começam nesta terça (6), com parada na Vila Militar
Uma série de atividades comemorativas pelo Bicentenário da Proclamação da Independência do Brasil terá início no Rio já nesta terça (6), véspera da data oficial, e só termina na sexta (9). As festividades começam com um desfile cívico-militar na Avenida Duque de Caxias, na Vila Militar, na terça (6), quando o público poderá assistir a “demonstrações de marcialidade e operacionalidade da tropa”. Na quinta (8) e na sexta (9), o Forte de Copacabana estará aberto à visitação gratuita de suas centenárias muralhas, bem como do museu histórico que elas abrigam. A agenda de comemorações vem sendo desenvolvida pelas Forças Armadas, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e com as Prefeituras do Rio e de Niterói.
+ Confirmado: Bolsonaro fará discurso em Copacabana durante o 7 de setembro
A Praia de Copacabana terá um palanque montado pela prefeitura do Rio de Janeiro no dia 7 de Setembro, como queria o presidente Jair Bolsonaro, em campanha à reeleição. O evento esvaziou a tradicional Parada Militar no Centro da cidade, que não vai acontecer. O Dia da Pátria será marcado, então, por outras atrações, como a realização de salvas de tiros de Artilharia, executadas pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha, no Forte de Copacabana, de hora em hora, a partir das 8h. Durante toda a manhã, ocorrerão apresentações de bandas de música do Exército nos bairros do Flamengo, Lagoa, Madureira, Méier, São Cristóvão, Sulacap e Urca. Haverá, ainda, uma Parada Naval com a participação de navios da Marinha do Brasil e de países amigos, a partir das 9h, partindo das águas lindeiras ao Recreio dos Bandeirantes, em direção à Baía de Guanabara.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A partir das 13h, haverá a cerimônia comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil na Avenida Atlântica, na altura da Avenida Rainha Elizabeth, também em Copacabana. A solenidade contará com show aéreo da Esquadrilha CEU e apresentação de bandas de música dos Fuzileiros Navais, do 1º Batalhão de Guardas, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Na sequência, entra em cena a equipe de salto livre da Brigada de Infantaria Pára-quedista, “os Cometas”, reforçada por integrantes da “Equipe Falcão”, da Força Aérea Brasileira, que fará uma demonstração de salto com aterragem na Praia de Copacabana. Em seguida, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação nos céus do bairro. Às 16h, horário aproximado da Proclamação da Independência, a frota da Esquadra Brasileira e a Artilharia estacionada no Forte de Copacabana executarão salvas de 21 tiros em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil. Ainda na quarta (7), às 9h, será realizado outro desfile cívico-militar em Niterói, na Avenida Amaral Peixoto.