Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Fim do BRT? Prefeitura quer mudar sistema para outro tipo de transporte

Plano prevê transformar corredores em linhas de VLT ou VLP, com investimento de até R$ 12 bilhões

Por Da Redação
Atualizado em 27 out 2025, 16h39 - Publicado em 27 out 2025, 16h36
BRT-terminal-jardim-oceanico-corredor-transcarioca
A “VLTzação” do BRT promete reduzir poluição, encurtar viagens e transformar o transporte carioca até 2030 (Marcelo Piu/Prefeitura do Rio/Reprodução)
Continua após publicidade

Depois de mais de uma década de operação e muita polêmica, o BRT carioca pode estar com os dias contados. A Prefeitura do Rio quer transformar os corredores Transcarioca e Transoeste em linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneus (VLP).

A proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores nesta quinta (23) e agora segue para sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).

A ideia de “VLTzar” o sistema começou a ser discutida em 2022, quando Paes prometeu modernizar o transporte público em até 15 anos. Três anos depois, o plano ganhou corpo e deve ser executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com custo estimado entre R$ 12 bilhões e R$ 16 bilhões.

As obras devem durar cerca de quatro anos, com operação parcial já na metade do prazo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Com a mudança, o objetivo é reduzir o tempo de viagem, o ruído e a poluição, além de oferecer mais conforto térmico e acústico aos passageiros. A estimativa é de que o novo sistema atenda 1,7 milhão de moradores e transporte até 580 mil pessoas por dia, funcionando por 18 horas diárias.

Segundo estudos técnicos elaborados com apoio do BNDES, a substituição dos ônibus por trens ou veículos elétricos automáticos traria ganhos sociais, econômicos e ambientais — incluindo uma queda de R$ 19,8 milhões anuais em emissões de poluentes.

Antes de sair do papel, o projeto ainda precisa definir o modelo final — VLT ou VLP — e passar por licitação. E, se for adiante, a proposta prevê a expansão do sistema para São Cristóvão, Ilha do Governador e Botafogo. Ou seja, o carioca pode até se despedir do BRT — mas deve dar boas-vindas a um novo capítulo no transporte da cidade.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês