Contagem regressiva: FestMat une matemática e diversão em setembro
Programação, gratuita, inclui ateliê 3D para dar vida a desenhos, 'matemágico' e criação de novas melodias a partir de frações
A fórmula pode parecer difícil, mas o resultado mostra que juntar matemática e divertimento dá muito certo: depois de somar 32 000 pessoas em duas edições, o FestMat volta à Marina da Glória de 5 a 7 de setembro.
+ Lá vêm as noivas: Belina Ateliê casa tradição e modernidade em casarão de Laranjeiras
+ Salvem as baleias: temporada provoca engarrafamento de embarcações para avistá-las
A programação abraça toda a família, com um ateliê 3D, onde será possível dar vida a desenhos, a apresentação de um “matemágico” e uma experiência musical que convida o público a manipular frações, BPM e frequências para criar novas melodias. Sem contar as atividades com Lego gigante, tangram e origami. “Levamos a matemática para o lado correto, que não é o da memorização.
+ O que que as Yabás têm? Livro revela 20 perfis e receitas das ‘mães rainhas’ do samba
+ Celular Seguro: Rio está em 2º lugar no ranking nacional de bloqueios por roubo
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Damos ênfase à utilidade e ao lado lúdico, com muita tecnologia”, explica Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza o festival. “A popularização da matemática é urgentíssima”, defende Viana, reafirmando que brincar com os números é acessível a todos. O evento, que é gratuito, é uma oportunidade de tirar a prova dos nove.