Maré das boas: complexo de 15 favelas sediará festival internacional WOW
Com Justiças como tema, evento voltado para mulheres pretende atrair 50 000 pessoas em três dias e conta com debates, shows e corrida

O Complexo da Maré, que reúne 140 000 pessoas em quinze favelas, será palco do festival internacional Mulheres do Mundo, o WOW Rio 2025, com Justiças — no plural mesmo — como tema. Entre 24 e 26 de outubro, estarão por lá a escritora Conceição Evaristo, a ministra Anielle Franco, a ex-ministra francesa Christiane Taubira e cerca de 150 palestrantes vindos de diferentes partes do país e do mundo, além das representantes da comunidade, em mais de 50 mesas de debates.
+ FGV: aluguel por temporada injetou quase R$ 10 bilhões na economia do Rio
+ O melhor da arte de rua ganha espaço em galpão no Santo Cristo
Nascido na Inglaterra, o evento gratuito está em mais de vinte países, sendo o Brasil o único da América Latina a sediá-lo. Essa é a terceira edição aqui, sempre com a curadoria da Redes da Maré, sendo que em 2018 e 2023 o encontro aconteceu no Centro.
+ Faça frio, chuva ou sol, já é verão a orla carioca
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Queremos romper os muros visíveis e invisíveis”, explica Eliana Sousa Silva, fundadora e diretora da organização empenhada em garantir os direitos da população local há mais de duas décadas. “A cidade é uma só, mas com direitos desiguais. Precisamos ocupar espaços e superar essa fragmentação. Este território também tem que ser ocupado pelos cidadãos”, reforça ela. A expectativa é atrair 50 000 pessoas nos três dias, que também terão shows e uma prova de corrida.