Continua após publicidade

Ferrovia aposentada em 1884 pode voltar a funcionar

Segundo estimativas, seria possível transportar 11 200 passageiros por dia

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 23 mar 2018, 15h44 - Publicado em 23 mar 2018, 15h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Batizada de Baronesa, em homenagem à mulher do Barão de Mauá, Maria Joaquina, a primeira locomotiva a vapor do Brasil circulou por três décadas, até sua aposentadoria, em 1884. A máquina inglesa virou peça de museu, mas a estrada de ferro em que viajava, entre Magé e Petrópolis, pode voltar a operar. Por iniciativa da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, foi posta sob consulta no portal e-cidadania, do Senado Federal, a ideia legislativa de reativação do trecho mais antigo da ferrovia. Segundo estimativas, seria possível transportar 11 200 passageiros por dia, o que tornaria a operação viável. Para avançar, a iniciativa precisa de 20 000 votos até 6 de abril, mas ainda não chegou a 10% desse total.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.