Continua após publicidade

Ferrovia aposentada em 1884 pode voltar a funcionar

Segundo estimativas, seria possível transportar 11 200 passageiros por dia

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 23 mar 2018, 15h44 - Publicado em 23 mar 2018, 15h32
 (Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo/Reprodução)
Continua após publicidade

Batizada de Baronesa, em homenagem à mulher do Barão de Mauá, Maria Joaquina, a primeira locomotiva a vapor do Brasil circulou por três décadas, até sua aposentadoria, em 1884. A máquina inglesa virou peça de museu, mas a estrada de ferro em que viajava, entre Magé e Petrópolis, pode voltar a operar. Por iniciativa da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, foi posta sob consulta no portal e-cidadania, do Senado Federal, a ideia legislativa de reativação do trecho mais antigo da ferrovia. Segundo estimativas, seria possível transportar 11 200 passageiros por dia, o que tornaria a operação viável. Para avançar, a iniciativa precisa de 20 000 votos até 6 de abril, mas ainda não chegou a 10% desse total.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.