Feriadões devem movimentar mais de 2 bilhões de reais no Rio em 2023
Serão oito ao todo; em cada feriado de quatro noites, volume pode alcançar 330 milhões, segundo cálculos do Rio Convention & Visitors Bureau
Não só quem trabalha e sonha com folgas comemora a quantidade de feriados prolongados de 2023. O setor de turismo da cidade do Rio, um dos destinos mais procurados por turistas no Brasil, também anda sorrindo de orelha a orelha por conta do calendário deste ano. O Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit.Rio) estima que a cidade movimente aproximadamente 2,3 bilhões de reais nas oito datas comemorativas que vão movimentar o mercado até dezembro. A projeção do Rio CVB/Visit.Rio aponta ainda um recolhimento de 104 milhões de reais em Imposto sobre Serviços (ISS) apenas nesses feriadões.
+ Rio: 4ª cidade do mundo com maior tempo de viagem no transporte público
Dos oito feriados, dois deles caem às segundas (Dia do Trabalho e Natal) e dois às sextas (Sexta-feira da Paixão e Tiradentes). São os feriados de três noites. De acordo com a Rio CVB/Visit.Rio, cada uma dessas datas comemorativas impacta positivamente a economia da cidade em 250 milhões de reais. Os outros quatro (Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) serão às quintas. Neste caso, a fundação projeta movimento de 333,3 milhões de reais. O cálculo leva em conta o gasto médio, per capita, com despesas de hospedagem, alimentação, transporte, compras pessoais e atividades turísticas, considerando uma ocupação de 80% na rede hoteleira da cidade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Vamos sair da alta temporada com um calendário cheio de feriados ao longo de todo o ano. Isso é extremamente positivo para o setor, que mantém uma estabilidade de demanda. Ganha não apenas o turismo, mas toda a cidade”, avalia o presidente-executivo da entidade, Carlos Werneck. Além dos feriados, o calendário do Rio CVB/Visit.Rio já conta com 109 eventos confirmados até o momento para 2023. É esperado que essas atrações concentrem um público aproximado de 1 milhão de pessoas para a cidade, gerando uma receita de 2,5 bilhões de reais. Entre os eventos estão o Web Summit Rio, em maio, e a Expo Abav, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, que retornará ao Rio após dez anos, em setembro.